Estratégias de Internacionalização para a Indústria Têxtil e do Vestuário

Autores

  • J. Freitas Santos Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto

DOI:

https://doi.org/10.26537/rebules.v0i4.782

Resumo

O artigo inicia-se com uma breve caracterização do sector têxtil e de vestuário (ITV), a que se segue a formulação das estratégias de internacionalização que se oferecem pertinentes para as empresas da indústria. Estas estratégias são  apresentadas segundo o seu posicionamento na cadeia de valor: a montante do processo produtivo referem-se o sourcing e a antena colectiva; centrado no processo produtivo avança-se com a filial produtiva, a licença, a subcontratação e o comakership; a jusante adianta-se a filial comercial, a exportação, o show room permanente, o piggy back, a franquia, o consórcio de exportação, o grupo de exportadores e os clubes de empresas. O artigo finaliza com uma sistematização das estratégias de internacionalização, equacionando-se a probabilidade da sua aplicação às principais áreas de negócio da indústria (têxtil técnico e funcional, têxtil lar e vestuário). 

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Publicado

2005-07:-03

Como Citar

Santos, J. F. (2005). Estratégias de Internacionalização para a Indústria Têxtil e do Vestuário. Revista De Ciências Empresariais E Jurídicas Journal of Business and Legal Sciences, (4), 7–25. https://doi.org/10.26537/rebules.v0i4.782