A Empregabilidade dos jovens universitários através da inteligência emocional e das competências digitais

Autores

Palavras-chave:

empregabilidade, diplomados universitários, inteligência emocional, competências digitais

Resumo

A economia espanhola regista uma taxa de desemprego de cerca de 40% entre as pessoas com menos de 29 anos com formação superior, facto que levou a que se investigasse que outros elementos são necessários para que este grupo encontre emprego. Este estudo analisa a inteligência emocional e as competências digitais que os jovens possuem em relação à sua perceção de empregabilidade. Para a sua análise, foi distribuído um questionário a 111 jovens, que inclui a Escala de Perceção de Empregabilidade dos Estudantes Universitários, a Escala de Traços de Conhecimento Meta-Emocional (TMMS-24) e o modelo europeu de competências digitais. Em termos de resultados, verificou-se que a inteligência emocional é mais relevante em relação à perceção de empregabilidade, especialmente na dimensão de clareza e reparação. As competências digitais obtiveram uma relação significativa mas ligeira com a empregabilidade percebida. Estes resultados conduzem às seguintes conclusões e implicações pedagógicas para as universidades.

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Publicado

2024-08:-09

Como Citar

García Selva, A., Deltell Amorós, J., Solanes Puchol, Ángel, & Mart´ín del Río, B. (2024). A Empregabilidade dos jovens universitários através da inteligência emocional e das competências digitais. Revista De Ciências Empresariais E Jurídicas Journal of Business and Legal Sciences, (33). Obtido de https://parc.ipp.pt/index.php/rebules/article/view/5501