Conceptual framework
perceção e interpretação do conhecimento organizacional
DOI:
https://doi.org/10.26537/rebules.vi29.2589Palavras-chave:
Conceptual Framework, Gestão do conhecimento, Estratégia, Investigações em gestãoResumo
Relacionando historicamente a importância dos conhecimentos com a busca do excelente desempenho organizacional, percebe-se que as organizações sempre foram dependentes da adoção de práticas e de processos para identificar, gerir e manter os seus conhecimentos. Com este contexto, esta comunicação objetiva refletir sobre a evolução da gestão, da interpretação e da perceção do conhecimento por meio dos chamados conceptual framework, utilizados para a interpretação e gestão do conhecimento . Quanto utilização, os conceptuais framework que hoje são utilizados na gestão do conhecimento podem ser considerados uma intersecção de duas áreas, nomeadamente as ciências de gestão com as ciências de tecnologia de informação e comunicação. São estes diagramas de construção teórica, mas de utilização prática, que são desenvolvidos para representar e modelar as informações de um fenómeno no âmbito do conhecimento organizacional (Ichijo and Nonaka, 2007), sendo aplicados nos processos empresariais ou nas investigações científicas em gestão. Com o exposto, esta comunicação objetiva apresentar os seguintes objetivos: 1 – Refletir sobre a evolução da gestão, da interpretação e da perceção do conhecimento por meio dos chamados conceptual framework, utilizados para a interpretação e gestão do conhecimento; 2 – Evidenciar a importância estratégica da gestão do conhecimento para as organizações, por meio da plena perceção de suas ferramentas e particularidades demonstradas em casos praticas;3 – Demonstrar a evolução dos conceitos de conceptual framework em relação a gestão do conhecimento, e ; 4 – Apresentar um quadro teórico da aplicação de conceptual framework na área consultiva empresarial e em investigação científica de gestão. Para atingir estes objetivos, esta comunicação metodologicamente buscou identificar estes chamados modelos conceptual em 12 casos práticos de organizações empresariais já registados pela literatura (Holsapple and Joshi, 2008)e em 05 casos relacionados com a utilização de modelos conceptual na investigação científica de fenómenos de gestão, com os modelos conceptual de moderadores, antecedentes e out comes (Gibson and Birkinshaw, 2004, Raisch and Birkinshaw, 2008).