As Características Qualitativas da Informação Financeira

Uma Análise ao Relato das Entidades Cotadas nas Principais Bolsas Europeias

Autores

  • Nuno Rodrigues Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa
  • Fábio de Albuquerque Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.26537/rebules.v0i26.1013

Palavras-chave:

Características qualitativas, Estrutura Conceptual, Harmonização Contabilística, Normas Internacionais de Contabilidade, Julgamento Profissional

Resumo

Tendo em conta o avançado processo de harmonização contabilística internacional, particularmente a nível europeu, e tendo por base a Estrutura Conceptual recentemente desenvolvida entre o Financial Accounting Standards Board (FASB] e o International Accounting Standards Board (IASB), esta investigação propõe-se a analisar a existência de diferenças significativas na divulgação de características qualitativas pelas entidades não financeiras com valores mobiliários admitidos à negociação nas principais bolsas europeias. A recolha dos dados foi realizada a partir dos relatórios e contas consolidados, tendo sido utilizada a análise de conteúdo como metodologia. Após a aplicação dos critérios de seleção, este estudo passou a ser composto por 119 entidades integrantes de 5 índices bolsistas. Posteriormente, foram submetidos a técnicas de análise descritiva e ao teste não-paramétrico Mann-Whitney U. Os resultados obtidos permitem identificar um razoável suporte para a existência de diferenças estatisticamente significativas no relato de características qualitativas entre os distintos grupos de entidades incluídas nos referidos índices, excetuando-se a representação fidedigna.

Biografias Autor

Nuno Rodrigues, Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa

Mestrando em Contabilidade, Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL/IPL)

Fábio de Albuquerque, Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa

Doutor em Ciências Económicas e Empresariais pela Universidade de Extremadura (sobresaliente cum laude) (2013). Diploma de Estudos Avançados pela Universidade de Extremadura (2010). Mestre em Auditoria (2009), bacharel em Contabilidade e Administração (2006) e licenciado em Contabilidade (2007) pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL). Docente no ISCAL, desde 2009, na área científica da Contabilidade, tendo exercido  funções de sub-director do Mestrado em Contabilidade e regente de unidades curriculares das licenciaturas. Docente em unidades curriculares do mestrado em Gestão da Universidade Autónoma de Lisboa. Atuou profissionalmente em diversas entidades nacionais e no estrangeiro. 

Prémio de mérito académico pelo seu percurso no âmbito da licenciatura. Prémio melhores alunos em disciplinas da licenciatura e pela parte curricular do mestrado. Prémio de Contabilidade APOTEC Dr. Luiz Chaves de Almeida, edições 2009, 2010, 2011 e 2012, com diversos trabalhos ligados à Contabilidade, Fiscalidade e Auditoria. Premiado, ainda, na categoria Académica e Profissional do Concurso Internacional de Produção Científica Contábil Prof. Doutor António Lopes de Sá, edição 2007. 

Downloads

Publicado

2015-07:-25

Como Citar

Rodrigues, N., & Albuquerque, F. de. (2015). As Características Qualitativas da Informação Financeira: Uma Análise ao Relato das Entidades Cotadas nas Principais Bolsas Europeias. Revista De Ciências Empresariais E Jurídicas Journal of Business and Legal Sciences, (26), 273–297. https://doi.org/10.26537/rebules.v0i26.1013