Valor em Risco (Var-Value at Risk)

Metodologias não Paramétricas

Autores/as

  • Eduardo Sá e Silva

DOI:

https://doi.org/10.26537/rebules.v0i13.901

Resumen

O VAR (Value at Risk), valor em risco, é a perda máxima provável de uma carteira para um nível de confiança determinado, num horizonte temporal especificado. As metodologias podem ser várias paro estimar o VAR, mas dividem-se em dois grandes grupos: os não paramétricos (simulações Históricas e simulações Monte Carlo) e os paramétricos, baseadas na variância e covariância.
Nesta sessão, só nos iremos debruçar sobre as metodologias não paramétricas:
- Simulações Históricas que se baseiam no pressuposto de que a variação futura dos preços dos activos relevantes na carteira, se distribuirão da mesma forma que no passado.
-Simulações Monte Carlo cuja única difirença para as simulações históricas reside na forma de se obterem os cenários simulados, que constituem uma amostra gerada de forma (pseudo) aleatória, tendo em conta uma determinada distribuição.

Publicado

2008-07:-18

Cómo citar

Silva, E. S. e. (2008). Valor em Risco (Var-Value at Risk): Metodologias não Paramétricas. Revista De Ciências Empresariais E Jurídicas Journal of Business and Legal Sciences, (13), 51–62. https://doi.org/10.26537/rebules.v0i13.901