Os Novos Desenvolvimentos da Contabilidade de Gestão e a Avaliação de Desempenho dos Recursos Humanos

Autores/as

  • Mário Marques Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.26537/rebules.v0i9.874

Resumen

Actualmente e de forma crescente, o desenvolvimento da actividade empresarial processa-se com enorme competitividade e inovação. As empresas são permanentemente desafiadas a desenvolver vantagens competitivas — pelo custo, pela diferenciação, pela qualidade, entre outras — nos mercados em que operam, bem como a procurar e explorar novos mercados.
Na literatura contabilística actual é correntemente referida a necessidade de novos desenvolvimentos da Contabilidade de Gestão (CG) de molde a que esta incorpore as crescentes exigências que o desenvolvimento organizacional encerra (Sisaye, 2005).
Na presente comunicação pretendemos analisar em que medida os novos desenvolvimentos da CG motivam alterações nos processos de avaliação de desempenho dos recursos humanos. Neste sentido, examinaremos esta questão, quer do ponto de vista da informação que os referidos desenvolvimentos da CG produzem e que permitem aferir o desempenho dos recursos humanos, quer do ponto de vista do impacto que a adopção de alguns modelos de CG tem no processo de avaliação de desempenho dos mesmos.

Biografía del autor/a

Mário Marques, Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho

Doutorado em Contabilidade pela Universidade do Minho em 2014 na área da tributação e seus efeitos nas decisões das empresas e governos. Tem publicações na Accounting and Business Research, FinanzArchiv/Public Finance Analysis, Journal of International Accounting, Auditing and Taxation. Tem leccionado disciplinas de contabilidade analítica e fiscalidade portuguesa. Trabalhou na área administrativa e financeira em empresas do sector têxtil e obras públicas.

Publicado

2006-07:-13

Cómo citar

Marques, M. (2006). Os Novos Desenvolvimentos da Contabilidade de Gestão e a Avaliação de Desempenho dos Recursos Humanos. Revista De Ciências Empresariais E Jurídicas Journal of Business and Legal Sciences, (9), 119–128. https://doi.org/10.26537/rebules.v0i9.874