Estratégias de Internacionalização das Empresas Nacionais

O Caso da Fileira Têxtil

Autores/as

  • J. Freitas Santos NIPE e Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto
  • J. Cadima Ribeiro NIPE e Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.26537/rebules.v0i9.859

Resumen

O momento actual aparece marcado pela globalização dos mercados e da concorrência. A forte presença das multinacionais nas economias trouxe novas dificuldades e desafios às empresas que operam quer nos mercados domésticos quer nos mercados internacionais. No caso português, as dificuldades são acrescidas por razões estruturais e pelo recente alargamento da União Europeia a Leste. Da conjugação dessas circunstâncias, as empresas portuguesas encontram-se numa encruzilhada que, no essencial, se exprime na alternativa entre abrirem-se ao exterior ou perecerem.
Perante esta realidade, pretende-se neste estudo ilustrar as estratégias competitivas ensaiadas por um grupo de empresas nacionais da fileira têxtil. Para este efeito, afigurou-se útil alicerçar a investigação na metodologia de estudo de caso.
Anima-nos a expectativa que os resultados deste trabalho possam informar a decisão dos responsáveis de outras empresas nacionais na definição das suas estratégias de negócio. 

Biografía del autor/a

J. Freitas Santos, NIPE e Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto

 

 

Publicado

2006-07:-12

Cómo citar

Santos, J. F., & Ribeiro, J. C. (2006). Estratégias de Internacionalização das Empresas Nacionais: O Caso da Fileira Têxtil. Revista De Ciências Empresariais E Jurídicas Journal of Business and Legal Sciences, (9), 7–38. https://doi.org/10.26537/rebules.v0i9.859