O Sistema de Objectivos Financeiros como Metodologia e Instrumento de Mudança Organizacional na Gestão da PME

Autores/as

  • José Filipe Medeiros de Lucena Escola Superior de Gestão de Santarém

DOI:

https://doi.org/10.26537/rebules.v0i8.843

Palabras clave:

Sistema de Objectivos Financeiros;, Taxa de Crescimento Sustentável;, RONA;, Círculo Estratégico;, Tesouraria e o Índice Z;

Resumen

Numa economia global, em que é patente a importância das PMEs, como motor da actividade económica constituída por uma realidade diversa, justifica-se o enquadrar da Teoria Financeira no contexto das PMEs, no âmbito da problemática do Sistema de Objectivos Financeiros.
Com o teor desta investigação, pretendemos não só sistematizar e desenvolver um corpo teórico relativo à problemática do sistema de objectivos financeiros, mas também analisar dentro do contexto das PME's, os principais atributos explicativos dos respectivos modelos.
Utilizando como técnica o modelo de Curchill e Mullins, mostramos como o crescimento sustentado pode ser visto de uma forma dinâmica, destacando as suas potencialidades através da manipulação dos instrumentos de crescimento, e compreendemos a natureza e análise operacional dos objectivos financeiros e das suas consequências estratégicas, com o modelo de Donaldson. 

Biografía del autor/a

José Filipe Medeiros de Lucena, Escola Superior de Gestão de Santarém

O autor é docente na Escola Superior de Gestão de Santarém, na Área de Administração Empresarial e Pública.

Publicado

2006-07:-10

Cómo citar

Lucena, J. F. M. de. (2006). O Sistema de Objectivos Financeiros como Metodologia e Instrumento de Mudança Organizacional na Gestão da PME. Revista De Ciências Empresariais E Jurídicas Journal of Business and Legal Sciences, (8), 117–143. https://doi.org/10.26537/rebules.v0i8.843