Data Envelopment Analysis

Eficiência Relativa das Unidades de Tomada de Decisão

Autores/as

  • José Veiga Pereira

DOI:

https://doi.org/10.26537/rebules.v0i6.811

Resumen

A avaliação das organizações e a deterntinação da performance obtida pelo exercício da gestão, tem sido uma preocupação constante de gestores e accionistas, embora com objectivos diversos. Nos dias de hoje, a questão coloca-se com maior acuidade quer pela competitividade acrescida quer pela dimensão e complexidade actual das empresas. Pretendemos com este trabalho fazer uma descrição da metodologia DEA - Data Envelopment Analysis - nas suas formulações iniciais mais simples. A metodologia do DEA, pretende obter uma medida única e simples de avaliação da eficiência, combinando um conjunto de outputs e de inputs relativos às diferentes unidades homogéneas que se pretendem avaliar.
O método DEA é um método não paramétrico que pelas suas características é particularmente adequado à avaliação de unidades homogéneas não necessariamente lucrativas.
Concluímos, em geral, que são úteis e constituem um avanço importante, as informações obtidas através do DEA mas que outros métodos, designadamente rácios e análises de regressão, podem dar um contributo importante para complementar aquela análise. 

Publicado

2005-07:-05

Cómo citar

Pereira, J. V. (2005). Data Envelopment Analysis: Eficiência Relativa das Unidades de Tomada de Decisão. Revista De Ciências Empresariais E Jurídicas Journal of Business and Legal Sciences, (6), 29–75. https://doi.org/10.26537/rebules.v0i6.811