A Empresa e a Questão Ambiental

Autores/as

  • José Rui Lamas

DOI:

https://doi.org/10.26537/rebules.v0i2.772

Resumen

A atenção e cuidado para os recursos disponíveis na natureza ou a produção de produtos e resíduos que eventualmente venham a afectar o meio ambiente são variáveis com crescente importância no planeamento estratégico das empresas.
Existe um movimento progressivo de consciencialização, inclusive nas empresas, visando um desenvolvimento económico sustentável que permita a prosperidade do património das empresas sem agressão ao meio ambiente natural, sendo o grande desafio a compatibilização do crescimento económico com a preservação da natureza.
Os efeitos da interacção da empresa com o meio ambiente são identificáveis através de investimentos realizados em múltiplas tecnologias integradas no processo produtivo: o montante de obrigações assumidas pela empresa para recuperação de áreas degradadas ou águas contaminaclas; as provisões ou reservas para ocorrer a perdas patrimoniais provocados por adversidades de natureza ambiental; e, finalmente, os custos e despesas para contenção dos níveis de poluição. Defende-se que no Balanço Patrimonial das empresas se incluam nos seus activos as aplicações de recursos que apresentem como objectivo a protecção e a recuperação ambiental, assim como todos os investimentos realizavéis como forma de prevenção aos efeitos poluentes.

Publicado

2005-06:-26

Cómo citar

Lamas, J. R. (2005). A Empresa e a Questão Ambiental. Revista De Ciências Empresariais E Jurídicas Journal of Business and Legal Sciences, (2), 199–213. https://doi.org/10.26537/rebules.v0i2.772