Redes e Investimento Directo Estrangeiro
DOI:
https://doi.org/10.26537/rebules.v0i2.765Palabras clave:
Social Networks;, Intraorganizational Networks;, Interorganizational Networks;, Institucional Networks;, Regional Development;, Foreign Direct Investment;Resumen
O crescimento da concorrência internacional pela captação de Investimento Directo Externo (IDE) deixa transparecer o interesse dos países e regiões por um instrumento que pode canalizar recursos externos importantes para o seu crescimento económico. Na atração deste investimento, atribui-se tradicionalmente grande relevância à dotação do país/região de acolhimento em factores produtivos básicos e ao regime público de incentivos praticado, desvalorizando-se, amiúde, o processo de tomada de decisão por parte do investidor. Sabe-se, entretanto, que nesse processo, de natureza interativa, as redes (sociais, intra-empresariais, inter-empresariais e institucionais) desempenham um papel estratégico de mediação na recolha, selecção e processamento da informação sobre os países/ regiões de acolhimento. Os mecanismos de formação e actuação destas redes no processo de atracção de IDE são analisados neste artigo.