REQUISITOS FUNDAMENTAIS PARA A CRIATIVIDADE EM CONTEXTO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO QUANTITATIVO EXPLORATÓRIO

Autores/as

  • Rui Filipe Brandão Pereira
  • Jorge Remondes

DOI:

https://doi.org/10.26537/rcej.vi32.5317

Resumen

A Criatividade assume um papel preponderante nas organizações e fomenta o espírito de inovação, gerando competitividade e diferenciação no mercado. O clima e o contexto organizacional onde os colaboradores se inserem tem um papel fundamental na criação de condições que sejam indutoras do pensamento crítico e desenvolvimento organizacional. Neste artigo revê-se a literatura sobre criatividade, a sua aplicação em contexto organizacional e o quão importante pode ser no contributo para o crescimento e desenvolvimento organizacional. O objetivo geral é confirmar quais os requisitos fundamentais para a criatividade em contexto organizacional. A metodologia seguida é de natureza quantitativa, tendo-se recorrido durante a Pandemia COVID-19 à aplicação de um inquérito por questionário online e registado 104 quadros empresariais respondentes. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que a formação é determinante para a criatividade dos colaboradores, a inovação está diretamente relacionada com o grau de criatividade, os colaboradores que trabalham em equipa tendem a ser mais criativos e a criatividade influencia o desenvolvimento do negócio.

Publicado

2023-07:-31

Cómo citar

Brandão Pereira, R. F., & Remondes, J. (2023). REQUISITOS FUNDAMENTAIS PARA A CRIATIVIDADE EM CONTEXTO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO QUANTITATIVO EXPLORATÓRIO. Revista De Ciências Empresariais E Jurídicas Journal of Business and Legal Sciences, (32), 5–20. https://doi.org/10.26537/rcej.vi32.5317