A relevância da eficácia individual na dinâmica organizacional – um estudo quantitativo
DOI:
https://doi.org/10.26537/rebules.vi29.2590Palabras clave:
Comunicação estratégica, Eficiência empresarial, Gestão da comunicação, Liderança pessoalResumen
A escolha deste tema surgiu da necessidade de compreender a gestão da comunicação nas pequenas e médias empresas ao nível das dinâmicas pessoal e empresarial, do desempenho empresarial, da reputação pessoal, da proatividade e dinâmica empresarial, da organização aprendente e da motivação e sucesso empresarial . . Abordamos, desta forma, a estratégia e a mudança organizacional, a motivação e as necessidades individuais e empresariais no que diz respeito ao desenvolvimento das capacidades, do desempenho dos colaboradores e da sua motivação e melhoria contínua do sucesso empresarial . A amostra é constituída por 388 pequenas e médias empresas em Portugal continental . Assim, no pressuposto de termos uma amostra probabilística, e considerando um intervalo de confiança de duas vezes o desvio padrão, ou seja de 95,4%, temos a margem máxima de erro estatístico (P= 50%) de +/- 4,95 p.p.). Procuramos estudar também a atitude dos gestores face à orientação para o mercado, os comportamentos da organização, as atitudes e retenção do pessoal, a satisfação dos clientes, satisfação dos empregados, comprometimento, envolvimento, reputação e performance empresarial, a recomendação, os indicadores empresariais e grau de satisfação em trabalhar nas organizações. Verificamos assim que, os aspetos relevantes para a eficiência do desempenho dos colaboradores residem na atitude positiva, na autoanálise, na automotivação, na definição de objetivos, aliados à capacidade de gerar ação compreendendo os demais para ser compreendido na organização onde está inserido .