Inteligência Artificial generativa na seleção
DOI:
https://doi.org/10.26537/iirh.vi12.6063Palavras-chave:
Inteligência Artificial Generativa, SeleçãoResumo
Esta comunicação enquadra-se na área temática “Transformação Digital e Automatização” e decorre de um projeto elaborado no âmbito da Pós-Graduação em Gestão de Pessoas, da Porto Business School, intitulado “Inteligência Artificial Generativa na Seleção”.
A corrente introdução da Inteligência Artificial (IA), com ênfase no tipo generativa, na esfera laboral, desencadeia mudanças disruptivas ao nível da configuração das profissões, do modo de execução de tarefas, e do quadro de competências tecnológicas a privilegiar (World Economic Forum, 2023). O desenvolvimento crescente da Inteligência Artificial Generativa (IA Generativa) introduz, igualmente, novas perspetivas que envolvem a Gestão de Recursos Humanos (GRH), no que concerne a ações de planeamento, à implementação de práticas e processos, à utilização de plataformas digitais, e à questão da produtividade (Budhwar et al., 2023).
A conjugação do contexto evidenciado com a motivação para aprofundar o conhecimento teórico e empírico sobre a temática impulsionou a definição do objetivo do Projeto: analisar o impacto da IA Generativa na seleção de candidatos. Desta forma, procurou-se compreender como a tecnologia em questão pode transformar o processo de seleção, no universo da GRH
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.