A percepção da GRH pelos trabalhadores em Universidades: Um estudo qualitativo
DOI:
https://doi.org/10.26537/iirh.vi12.6057Palavras-chave:
gestão de recursos humanos, , insegurança no trabalho, setor público, análise temática, universidadesResumo
A Gestão de Recursos Humanos (Keating, 2002; Neves & Gonçalves, 2009) nas organizações, através de suas práticas, impacta no desempenho individual dos trabalhadores (Massuno & Jacquinet, 2019) e organizacional (Aust et al., 2020), podendo promover comportamentos importantes no trabalho, como o work engagement (WE) e o comportamento inovador (CI), e reduzir a percepção de insegurança no trabalho (JI). A forma como os colaboradores percebem e avaliam a GRH tem impacto nos seus comportamentos e atitudes (Hofstede & Usunier, 1999; Guest, 2002). A visibilidade (práticas de GRH salientes e facilmente observáveis), a utilidade (percepção de que o sistema de GRH contribui para alcançar os objetivos individuais), e a compreensão (práticas de GRH não ambíguas) destas práticas (Ferreira-Oliveira, 2013) podem ser atributos importantes para a criação de um sistema forte de GRH (Bowen & Ostroff, 2004). No contexto da GRH sustentável há características que a distinguem da GRH convencional, sendo estas o respeito (pelos funcionários como parte interessada na organização), a abertura (consciência ambiental e perspectiva de fora para dentro) e a continuidade (abordagem econômica, social e de empregabilidade a longo prazo) (De Prins et al., 2014). A implementação de práticas sustentáveis no contexto das organizações relacionadas a aspectos do desenvolvimento individual e ao bem-estar dos trabalhadores podem trazer resultados positivos para o indivíduo e a organização (Sypniewska et al., 2023), tendo destaque no engagement (Cleveland & Cavanagh, 2015), e na inovação (Sypniewska et al., 2023) no local de trabalho. No mundo do trabalho, a pandemia trouxe consequências nas relações de trabalho, evidenciando as relações precárias já existentes de algumas categorias de trabalhadores (Leite, 2020), dando foco à atenção às pessoas na forma de GRH sustentável. A GRH é reconhecida como fator indispensável para o desenvolvimento da sociedade e, em especial, de instituições de ensino superior (IES), o que tem intensificado o debate sobre a GRH em IES públicas e privadas com o desenvolvimento de estudos nacionais e internacionais, que consideram a GRH como um dos elementos fundamentais na promoção da motivação e na melhoria de desempenho dos funcionários (Massuno & Jacquinet, 2019), assim como na conquista de uma vantagem competitiva sustentável nestas organizações (Hamadamin & Atan, 2019; Alfawaire & Atan, 2021). O recrutamento e retenção de funcionários valiosos, melhorias da relação entre custo e eficácia organizacional e, através de uma visão mais estratégica, a promoção de uma cultura orientada para o desempenho, são alguns dos benefícios observados (Bach & Della Rocca, 2000). Além de benefícios à organização, as práticas de GRH nas universidades podem promover o bem-estar e avanço no local de trabalho à medida que atendem às necessidades psicológicas dos trabalhadores, afetando a sustentabilidade da GRH (Mohiuddin et al., 2022).[...]
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