A semana laboral de 4 dias: experiências e desafios a partir de um estudo de caso

Autores

  • Beatriz Batista CEOS.PP, ISCAP, Instituto Politécnico do Porto,
  • Ana Isabel Couto CEOS.PP, ISCAP, Politécnico do Porto, Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS-UP), Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP)
  • Susana Silva CEOS.PP, CiTUR, ESHT, Instituto Politécnico do Porto

DOI:

https://doi.org/10.26537/iirh.vi12.6051

Palavras-chave:

Redução do tempo de trabalho, semana laboral de 4 dias, bem-estar, qualidade de vida no trabalho, projeto piloto

Resumo

Pessoas e empresas têm estado cada vez mais atentas às novas formas de organização do tempo de trabalho, com foco naquelas que são mais flexíveis e favorecem a conciliação entre a vida pessoal e profissional (Russo & Morandin, 2019). Este interesse e necessidade surgiu nomeadamente após a pandemia de COVID-19, que permitiu o trabalho em regime híbrido e trouxe para a discussão o impacto da forma como se organiza o tempo de trabalho na vida quotidiana (Jahal et al., 2024; Walker & Fontinha, 2021). De forma a poderem acompanhar as mudanças no mundo laboral e satisfazer as necessidades dos seus trabalhadores, as organizações adotaram novas formas de organização do tempo de trabalho, que lhes permitisse tornarem-se mais competitivas (European Commission: Joint Research Centre, 2023; Jahal et al., 2024) e promotoras do bem-estar e qualidade de vida dos trabalhadores (Voglino et al., 2022).
Ao longo dos últimos anos, a semana laboral de 4 dias (SL4D) começou a ser cada vez mais discutida, pela necessidade de as empresas em quererem se destacar no mercado de trabalho e também, pela sua preocupação crescente com os seus trabalhadores (Gomes, 2022; Walker & Fontinha, 2021). Neste seguimento, começaram a surgir cada vez mais experiências internacionais de adoção da SL4D (Gomes, 2022), através de projetos piloto, cujos resultados têm sido bastante positivos.

Downloads

Publicado

2024-12-05

Como Citar

Batista, B., Couto, A. I., & Silva, S. (2024). A semana laboral de 4 dias: experiências e desafios a partir de um estudo de caso . Conferência - Investigação E Intervenção Em Recursos Humanos, (12). https://doi.org/10.26537/iirh.vi12.6051

Edição

Secção

Sustentabilidade e Responsabilidade Social Empresarial e Desafios Éticos e Privacidade