O desemprego jovem: o papel das empresas e o caso da Eurotux
DOI:
https://doi.org/10.26537/iirh.vi12.6044Palavras-chave:
Desemprego jovem, gestão de recursos humanos, desenvolvimento de talentos, responsabilidade social, objetivos desenvolvimento sustentávelResumo
O desemprego jovem é um dos maiores desafios sociais e económicos a nível global. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a taxa de desemprego entre jovens (pessoas entre 15 e 24 anos) é significativamente superior à taxa de desemprego em outras faixas etárias. Esta situação levanta questões críticas sobre o futuro da força de trabalho e o impacto na economia global. Este fenómeno resulta de uma combinação de fatores, como a desarticulação entre o sistema educativo e as exigências do mercado de trabalho, a falta de experiência profissional e o crescimento económico insuficiente. Este artigo explora o papel que as empresas podem ter no combate ao desemprego juvenil, destacando uma série de iniciativas empresariais potenciadoras da redução do desemprego jovem (programas de estágios, trainees e mentoria, entre outros), da criação de benefícios para as empresas e na contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apresenta-se o caso da empresa Eurotux que desenvolveu e implementou um modelo de integração de jovens no mercado de trabalho. Foi realizada uma análise teórica sobre o desemprego jovem e qual o papel das empresas como agentes transformadores. O desemprego nestas faixas etárias apresenta raízes em questões estruturais, como a falta de alinhamento entre a educação e as necessidades do mercado. Outro problema reside no facto de a maioria das empresas exigir experiência prévia, o que dificulta a entrada dos jovens no mercado. Mas coloca-se então a pergunta: qual a importância da iniciativa empresarial no apoio ao emprego juvenil e de que forma o podem concretizar?
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