A entrevista biográfica como método reflexivo de aprendizagem e desenvolvimento de competências futuras e profissionais
DOI:
https://doi.org/10.26537/iirh.vi12.6042Palavras-chave:
entrevista biográfica, competências futuras, gestão de recursos humanos, aprendizagens, trajetória profissionalResumo
Na presente comunicação pretende-se apresentar um estudo exploratório que teve como objetivo geral analisar a entrevista biográfica como método de aprendizagem e desenvolvimento de competências profissionais e futuras. A aprendizagem biográfica ou “aprendizagem biograficamente orientada” (Kröger e Ruotsalainen, 2019) é entendida como o potencial de aprender com a própria vida. Parte-se do pressuposto que existe uma continuidade entre aprendizagem e a experiência, e que a aprendizagem é interdependente da acumulação de experiências (Cavaco, 2007) mas a mesma só ocorre se houver uma reflexão sobre essa experiência na qual ela é realizada (Doutor e Alves, 2022). A aprendizagem ocorre em vários contextos, que podem ser de aprendizagem (Cavaco, 2007): formal (contexto escolar, que confere diploma); não-formal: contextos estruturados de aprendizagem (e.g. formação profissional); informal: experiências de vida. A narrativa biográfica apresenta-se como uma aprendizagem enriquecedora porque permite ao indivíduo narrar de forma reflexiva a sua trajetória profissional tendo como referencial determinado campo teórico, (Jossa, 1999), o que lhe permite atribuir novos significados ao seu processo biográfico (Dubar, 1998), adquirir novas conhecimentos sobre si próprio (Jossa, 1999) e definir novos caminhos sobre o seu futuro. Mantendo, os mesmos pressupostos, a entrevista biográfica pressupõe que se pode aprender com as histórias de vida das outras pessoas (Kröger e Ruotsalainen, 2019). As entrevistas biográficas permitem, entre outros, que o entrevistador (Gray e Dagg, 2018): 1) construa uma linha de vida reflexiva do entrevistado (a sua trajetória pessoal e profissional); 2) explore a sua capacidade de reflexão sobre os pontos de viragem associados à sua resiliência, bem como as competências que desenvolveu; 3) compreenda as motivações e o comprometimento nos processos de formação-aprendizagem (Gouthrou, 2014). Neste processo de interação, o entrevistador adquire não só conhecimentos sobre o entrevistado, mas também desenvolve uma nova visão sobre ele próprio, isto é, sobre as suas próprias experiências de vida e desenvolve competências (Gouthrou 2014). Enquanto método reflexivo, a entrevista permite um conhecimento do entrevistado e do entrevistador, sujeito e objeto, e consequentemente, o desenvolvimento de um conjunto de competências que hoje são definidas como competências futuras, algumas das quais associadas à inteligência emocional (Goleman, 1996).[...]
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