Diplomados de meia-idade: Motivações para o Ensino Superior e a Perspectiva de Mercado
DOI:
https://doi.org/10.26537/iirh.vi12.6036Palavras-chave:
Recém-diplomados de meia-idade, Motivação para o ensino superior, Carreira de recém-diplomados de meia-idade, Diversidade etáriaResumo
Com o aumento da expectativa de vida e o adiamento da idade de reforma, as carreiras profissionais tendem a prolongar-se, resultando na necessidade e procura de desenvolvimento contínuo. Vivemos numa era de emergência de novas funções em detrimento de outras, o que exige uma atualização contínua de conhecimentos. O objetivo geral deste estudo é contribuir para a compreensão das motivações que levam indivíduos de meia-idade a ingressarem no ensino superior e como isso impacta as suas carreiras. Os objetivos específicos do estudo incluem: compreender as motivações para retomar os estudos entre pessoas de meia-idade, analisar suas trajetórias de carreira, examinar o impacto da idade na contratação desses diplomados por empregadores e avaliar o uso das políticas sociais de empregabilidade em vigor em Portugal. Os dados foram recolhidos através de 14 entrevistas semiestruturadas com três tipos de participantes, distribuídos em três estudos distintos. As entrevistas foram realizadas com (a) 11 pessoas diplomadas após os 40 anos, abordando as suas motivações para o ingresso no ensino superior, a conciliação entre estudo e trabalho, e os impactos da obtenção do diploma tanto para os participantes quanto para os empregadores; (b) uma empresa que contrata esses indivíduos, explorando as práticas de Gestão de Recursos Humanos (GRH) como recrutamento, formação, avaliação de desempenho, plano de carreiras, desvinculação e diversidade etária; e (c) duas empresas de Gestão de Recursos Humanos, focando no impacto da idade dos candidatos nas competências e no seu recrutamento. A metodologia utilizada foi qualitativa, com análise de conteúdo. [...]
Referências
Almeida, P.C., Matos, F.N., Machado, D., & Pocinho, M. (2022). A força de trabalho «grisalha»: Mitos e estereótipos sobre a contratação de pessoas mais velhas. (Portuguese): The «gray» workforce: myths and stereotypes about hiring older people. (English). New Trends in
Qualitative Research, 14, 1–10. https://doi.org/10.36367/ntqr.14.2022.e586
Empreendedorismo—IEFP, I.P. (sem data). Obtido 5 de junho de 2024, de https://www.iefp.pt/empreendedorismo
Luksyte, A., Avery, D. R., Parker, S. K., Wang, Y. (Lena), Johnson, L. U., & Crepeau, L. (2022). Age diversity in teams: Examining the impact of the least agreeable member. Journal of Organizational Behavior, 43(3), 546–565. https://doi.org/10.1002/job.2570
Ojala, K., Isopahkala-Bouret, U., & Varhelahti, M. (2021). Adult graduates’ employability and mid-career trajectories after graduation with Finnish UAS Master’s degree. Journal of Education and Work, 34(1), 67–80. https://doi.org/10.1080/13639080.2021.1875125
Portaria n.o 206/2020 | DR. (27 de agosto). https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/portaria/206-2020-141259624
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.