Sistema de recompensas com impacto no bem-estar e na qualidade de vida na Continental Advanced Antenna
DOI:
https://doi.org/10.26537/iirh.vi12.6035Palavras-chave:
Qualidade de Vida, Sistema de Recompensas não monetário, Satisfação no Trabalho, Avaliação pelos ParesResumo
O tema da Qualidade de Vida (QV) e dos Sistemas de Recompensa é uma preocupação significativa nos contextos organizacionais. As organizações da indústria mecânica, tal como as de vários setores, enfrentam desafios na melhoria da qualidade de vida dos seus colaboradores. Para aumentar a satisfação no trabalho e o capital humano, as empresas precisam repensar as suas estratégias e alinhar as suas práticas de recursos humanos. Neste sentido, foi desenvolvido um projeto de intervenção em Comunicação e Recursos Humanos para a Continental Advanced Antenna, sediada em Vila Real que é especializada no fabrico de antenas para veículos em toda a Europa, empregando cerca de 550 pessoas. O projeto visa melhorar a Qualidade de Vida e o Sistema de Recompensas dos seus colaboradores, utilizando vários conceitos e normas teóricas. O bem-estar no local de trabalho tem vindo a ganhar um interesse crescente devido ao seu impacto no sucesso organizacional e na satisfação dos colaboradores. Engloba práticas, processos e culturas organizacionais que melhoram o bem-estar físico, psicológico e social. A Organização Mundial de Saúde define a QV como “a perceção de um indivíduo da sua posição na vida no contexto da cultura e dos sistemas de valores, em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. Camara (2011) descreve o Sistema de Recompensas como um conjunto de ferramentas alinhadas com a estratégia da empresa, incluindo elementos tangíveis e intangíveis, para aumentar a motivação e a produtividade dos colaboradores. Um sistema de recompensas bem concebido é crucial para atrair e reter talentos, aumentar a motivação e a produtividade, reforçar a cultura organizacional e clarificar a hierarquia organizacional. [...]
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