Será que o Compromisso das Chefias com o Processo de Acolhimento e Integração influencia o Ajustamento do Colaborador?

Autores

  • Inês Cristina da Silva Coelho
  • Teresa Proença

DOI:

https://doi.org/10.26537/iirh.vi12.6022

Palavras-chave:

processo de acolhimento e integração, chefias, compromisso, ajustamento pessoa-função, ajustamento pessoa-organização

Resumo

Com o intuito de consolidar a parceria entre a GRH e o desempenho das organizações, surge a necessidade crescente de envolver as chefias nos processos de gestão de recursos humanos. O processo de acolhimento e integração em particular é um dos casos, no entanto, os supervisores nem sempre se dedicam o suficiente no suporte dos novos colaboradores. Esta investigação procura compreender se um maior compromisso da chefia para com o processo de acolhimento e integração promove um maior ajustamento do colaborador à organização e à função. Além disso, e dada a relevância e atualidade do efeito dos regimes de trabalho nos processos de GRH, pretende-se perceber se o formato (presencial ou remoto) do processo de acolhimento e integração influencia esta relação. Para concretizar este objetivo, foi realizado um inquérito online a díades de chefias e empregados. Num primeiro momento foi enviado um inquérito direcionado às chefias e, posteriormente, foi enviado o segundo inquérito para os seus colaboradores. Foi possível obter uma amostra de 102 díades, de organizações de diferentes dimensões e setores de atividade, e os resultados foram analisados com recurso ao Smart PLS e IBM SPSS Statistics 29.

Os resultados indicam que um maior compromisso da chefia para com o processo resulta numa maior perceção de ajustamento pessoa-função e ajustamento pessoa-organização. Foi ainda possível verificar que o regime de trabalho presencial aumenta o efeito do compromisso das chefias no ajustamento do colaborador. Este estudo contribui para a gestão na medida em que destaca a importância do alinhamento entre as políticas desenhadas pelo departamento de recursos humanos e a implementação das chefias, e revela a importância da sensibilização dos gestores para o seu papel no processo de acolhimento e integração.

Downloads

Publicado

2024-12-05

Como Citar

Coelho, I. C. da S., & Proença, T. (2024). Será que o Compromisso das Chefias com o Processo de Acolhimento e Integração influencia o Ajustamento do Colaborador?. Conferência - Investigação E Intervenção Em Recursos Humanos, (12). https://doi.org/10.26537/iirh.vi12.6022

Edição

Secção

Cultura e Envolvimento dos Colaboradores