Empresas familiares da Região Norte: especificidades e representações face à profissionalização da gestão

Autores

  • Ana Paula Marques Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais /Polo da Universidade do Minho - CICS-UMinho
  • Ana Isabel Couto CEOS.PP / ISCAP / Politécnico do Porto

DOI:

https://doi.org/10.26537/iirh.vi9.3016

Palavras-chave:

Empresas familiares, Profissionalização da Gestão

Resumo


As empresas familiares (EF) representam um importante contexto de trabalho do tecido empresarial privado do país. Com efeito, o peso estimado deste segmento de empresas na economia nacional (entre 70% a 80% das PME, incluindo também grandes empresas cotadas na bolsa) coloca-as num lugar preponderante enquanto agentes de criação de riqueza, de emprego e de coesão territorial e social. Não obstante, persiste um significativo desconhecimento das configurações empresariais das empresas familiares. Ainda assim, sabe-se que a sua heterogeneidade - em termos de dimensão, de setor de atividade, do grau de profissionalização dos modelos de governo e de recursos humanos - contribui para a sua complexidade enquanto contexto de trabalho e são múltiplos os desafios que se colocam a quem nelas trabalham, mas também aos seus dirigentes.
Os dados apresentados enquadram-se no projeto “Roadmap para as empresas familiares portuguesas” (2016-2018), financiado pelo NORTE 2020/ FEDER e decorrem de um inquérito por questionário aplicado a diversos segmentos de empresas familiares da região Norte de Portugal (n= 1148), bem como das entrevistas de cariz compreensivo realizadas a um conjunto diversificado de empresário/as dirigentes de empresas de cariz familiar (n=23).
Pretende-se apresentar um retrato atualizado das empresas familiares da Região Norte considerando um conjunto de variáveis chave: distribuição geográfica, dimensão, antiguidade, setor de atividade económica, volume de negócios, entre outros. Destaca-se ainda principais desafios de gestão de uma empresa familiar, nomeadamente representações face à profissionalização da gestão.

##submission.downloads##

Publicado

2019-08:-07

Como Citar

Marques, A. P., & Couto, A. I. (2019). Empresas familiares da Região Norte: especificidades e representações face à profissionalização da gestão. Conferência - Investigação E Intervenção Em Recursos Humanos, (9). https://doi.org/10.26537/iirh.vi9.3016