Práticas de Recursos Humanos e utilização de plataformas digitais em PME Portuguesas

Autores

  • Eva Petiz Lousã CEOS.PP / ISCAP / Politécnico do Porto
  • Ana Isabel Couto

DOI:

https://doi.org/10.26537/iirh.vi9.3005

Palavras-chave:

Plataformas Digitais, PME, Práticas de Recurso Humanos

Resumo

Vivemos numa era em grande transformação económica e social. O uso exponencial da tecnologia de informação e comunicação, tem contribuído de forma acelerada para grandes mudanças na vida em sociedade, no modo como trabalhamos e como os negócios são organizados e conduzidos. Esta transformação digital representa uma oportunidade para a Gestão de Recursos Humanos, desafiando o modo como podem oferecer soluções e serviços de RH, por exemplo, por meio de novas plataformas digitais e de outros aplicativos (Stephan, Uzawa, Volini, Walsh, & Yoshida, 2016). A automatização de algumas tarefas administrativas rotineiras no departamento de recursos humanos pode trazer melhorias para a organização no seu todo, possibilitando que os gestores e líderes aumentem o tempo que dedicam à análise de dados, à procura de soluções de problemas e ao desenvolvimento de outras atividades que capacitem as pessoas e promovam o seu bem-estar (autor, 2019).

Na presente comunicação pretende-se apresentar os principais resultados de um projeto, em curso, sobre práticas de gestão e desenvolvimento de recursos humanos e processos organizacionais no quadro das pequenas e médias empresas (PME) em Portugal, em concreto do inquérito por questionário aplicado a um conjunto de 129 PME. A análise, assumidamente exploratória dos dados, aponta para um ainda parco recurso a novas plataformas digitais e outros aplicativos, levando-nos a questionar o caminho ainda a percorrer por estes contextos organizacionais e de emprego específicos – as PME – no atual contexto de transformação digital.

##submission.downloads##

Publicado

2019-08:-07

Como Citar

Lousã, E. P., & Couto, A. I. (2019). Práticas de Recursos Humanos e utilização de plataformas digitais em PME Portuguesas. Conferência - Investigação E Intervenção Em Recursos Humanos, (9). https://doi.org/10.26537/iirh.vi9.3005