Recursos humanos e a transformação social

Como construir inovação e competência coletiva nas organizações sociais?

Autores

  • Ana Teresa Ferreira-Oliveira ESTG-IPVC
  • Ana Sofia Ferreira Pereira ESTG-IPVC

DOI:

https://doi.org/10.26537/iirh.vi9.2901

Palavras-chave:

Competência coletiva, Competência individual, Inovação, Terceiro setor, Gerontologia social, Estudo de caso

Resumo

A responsabilidade social externa das organizações de caracter social é visível e imprescindível na organização dos cuidados às pessoas mais velhas. Estas organizações necessitam de desenvolver a sua responsabilidade social interna, incidindo sobre a necessidade de melhorar os processos que cuidam das suas pessoas, dos seus trabalhadores, ao mesmo tempo que as preparam para melhor providenciar serviços às pessoas mais velhas. Os crescentes e multifacetados desafios associados ao envelhecimento impelem estas organizações para uma necessidade de inovar e de desenvolver novos processos de trabalho alicerçados por trabalhadores competentes e com capacidade de construir competência coletiva.

Este estudo teve como objetivo explorar a perceção sobre as competências individuais e a relevância da inovação percebida nas organizações sociais. Adicionalmente, o estudo pretende na prática perceber a aplicabilidade do modelo teórico de Lima e Silva (2015). 

##submission.downloads##

Publicado

2019-08:-07

Como Citar

Ferreira-Oliveira, A. T., & Pereira, A. S. F. (2019). Recursos humanos e a transformação social : Como construir inovação e competência coletiva nas organizações sociais?. Conferência - Investigação E Intervenção Em Recursos Humanos, (9). https://doi.org/10.26537/iirh.vi9.2901