A Identidade Profissional e a Deriva de Carreira

Autores

  • Melissa da Silva Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
  • João Fontes da Costa CeBER, FEUC

DOI:

https://doi.org/10.26537/iirh.vi9.2883

Palavras-chave:

identidade de carreira; deriva de carreira

Resumo

Este artigo de investigação pretende estudar o conceito de identidade de carreira e o conceito de deriva de carreira (“career drift”), procurando entender se possuem algum tipo de relação e o seu impacto nos indivíduos. São estudados diversos conceitos que possam estar relacionados com ambas as noções analisadas, tais como a satisfação de carreira, controlo de carreira, exploração de carreira, contrato psicológico, barreiras de carreira, foco regulatório e esperança da carreira. Foi ainda introduzido o conceito de névoa de carreira (“career mist”), que tem influência na deriva de carreira e o qual tem sido pouco alvo de investigações. Assim, os conceitos desenvolvidos neste artigo foram escolhidos tendo em conta as suas possíveis relações com a identidade de carreira e a deriva de carreira, ponderado os diferentes efeitos que possam ter num indivíduo.

Foi feita a revisão de literatura de todos estes conceitos e as possíveis relações entre si. Todos os conceitos foram relacionados com o de deriva de carreira, que, por sua vez, está relacionado com o de identidade de carreira. Algumas noções conseguem estar relacionadas com ambos os conceitos. Contudo, estas ligações apenas serão verificadas, futuramente, através da realização de uma escala. Deste modo, uma das limitações deste estudo é a falta de verificação das relações existentes entre os diversos conceitos analisados, pois apenas foi realizada investigação qualitativa no âmbito da revisão de literatura.

##submission.downloads##

Publicado

2019-08:-08

Como Citar

Silva, M. da, & Fontes da Costa, J. (2019). A Identidade Profissional e a Deriva de Carreira. Conferência - Investigação E Intervenção Em Recursos Humanos, (9). https://doi.org/10.26537/iirh.vi9.2883