Perfis de Qualificações e Perfis Profissionais: o caso dos(as) Educadores(as) de Infância em Portugal

Autores

  • Cláudia Gabriela Alves Pereira ISCAP
  • Viviana Andrade Meirinhos
  • Ana Isabel Couto

DOI:

https://doi.org/10.26537/iirh.vi9.2861

Palavras-chave:

Perfil de Qualificações, Perfil Profissional, Competências, Educação de Infância

Resumo

Sabendo que as competências dos profissionais se assumem como uma vantagem competitiva nos mais diversos contextos e áreas de trabalho, perceber se o perfil de qualificação se adequa ao perfil profissional exigido pelo mercado de trabalho, assume-se como um estudo essencial para a perceção das competências trazidas pelos profissionais à entrada nesse mesmo mercado.

É no âmbito desta problemática que esta comunicação se propõe a apresentar um quadro de referências teóricas e um modelo de análise para a abordagem analítica da avaliação da relação entre o perfil de qualificação e o perfil profissional de qualquer campo técnico-científico.

Este debate funde várias interrogações a desafios sociais e de Recursos Humanos atuais, tais como o do emprego e desemprego, as competências de empregabilidade, a ação do ensino superior, o papel das qualificações e até os processos de profissionalização.

##submission.downloads##

Publicado

2019-08:-08

Como Citar

Pereira, C. G. A., Meirinhos, V. A., & Couto, A. I. (2019). Perfis de Qualificações e Perfis Profissionais: o caso dos(as) Educadores(as) de Infância em Portugal. Conferência - Investigação E Intervenção Em Recursos Humanos, (9). https://doi.org/10.26537/iirh.vi9.2861