Compreender o conceito de inovação social – uma análise bibliométrica

Autores

  • Tânia Sofia Martins Politécnico do Porto. Escola Superior de Tecnologia e Gestão|CIICESI
  • Alexandra Maria Braga Politécnico do Porto. Escola Superior de Tecnologia e Gestão | CIICESI http://orcid.org/0000-0001-7548-9785
  • Marisa José Ferreira Politécnico do Porto. Escola Superior de Tecnologia e Gestão | CIICESI
  • Vítor Silva Braga Politécnico do Porto. Escola Superior de Tecnologia e Gestão | CIICESI

DOI:

https://doi.org/10.26537/iirh.vi9.2843

Palavras-chave:

Análise Bibliométrica, Citações, Co-citações, Inovação Social, Produção científica, Web of Science

Resumo

Na última década, a inovação social tem ganho maior expressividade e emerge como um relevante tema de estudo para académicos, empresas e instituições (Sanzo-Perez, Álvarez-González & Rey-García, 2015). Ao nível mundial, a inovação social afirma-se através do recente foco do G8 no tema do investimento de impacto. Neste âmbito, Portugal foi convidado em 2015, a fazer parte de um grupo restrito de cinco países que se juntaram aos países do G8 na liderança da agenda mundial de investimento social. Ao nível Europeu, a inovação social também assume um tema de especial relevo através da Social Business Initiative. A este nível, também Portugal está incluído como um dos potenciadores da inovação social, através da iniciativa Portugal Inovação Social, tratando-se do primeiro programa de um Estado Membro destinado à dinamização da inovação social, financiado pelos fundos estruturais europeus. Atualmente, Portugal assume um papel preponderante no campo da inovação social, verificando-se um número crescente de iniciativas de inovação e empreendedorismo social que têm ganho reconhecimento nacional e internacional.

No sentido de melhor compreender o conceito associado à inovação social considerou-se pertinente recorrer ao método de análise bibliométrica, o qual permite analisar a tendência das publicações associadas à temática.

Biografias Autor

Tânia Sofia Martins, Politécnico do Porto. Escola Superior de Tecnologia e Gestão|CIICESI

Tânia Martins desenvolve a sua atividade profissional assumindo funções de coordenadora e docente de diferentes modalidades de ensino (cursos de educação e formação, cursos vocacionais, cursos de aprendizagem, cursos de educação de adultos e cursos profissionais) na área de animação, trabalho e apoio social. É responsável pela gestão e implementação de projetos de educação não-formal e desenvolvimento comunitário em autarquias, instituições do 3.º setor e empresas.

Mestranda em Gestão das Organizações do 3.º Setor na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico do Porto e licenciada em Educação Social pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (com participação na mobilidade internacional na Universidade de Múrcia).

Alexandra Maria Braga, Politécnico do Porto. Escola Superior de Tecnologia e Gestão | CIICESI

Alexandra Braga é Professora Adjunta na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto, Portugal, e investigadora no CIICESI. A sua investigação em Inovação e Gestão do Conhecimento tem sido apresentada em diversas conferências nacionais e internacionais e publicada em revistas científicas. Os seus interesses de investigação também incluem Estratégia, Competitividade e Empreendedorismo. É coordenadora do Curso de Gestão e Negócio de PME.

Marisa José Ferreira, Politécnico do Porto. Escola Superior de Tecnologia e Gestão | CIICESI

Marisa Ferreira é Prof. Adjunta na área de Marketing, Marketing sem fins lucrativos, Estratégia, Responsabilidade Social Empresarial  nas licenciaturas e mestrados, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto. É investigadora no CIICESI. Doutorada em Ciências Empresariais, Universidade do Porto, Faculdade de Economia.

Vítor Silva Braga, Politécnico do Porto. Escola Superior de Tecnologia e Gestão | CIICESI

Prof Vitor Braga é doutorado em Economia Empresarial pela Middlesex University Business School, England. Concluiu também um Mestrado em Economia Industrial na Universidade do Minho. É licenciado em economia pela UTAD, Portugal. Publicou 18 artigos em revistas científicas e 63 artigos em proceedings de eventos, possui 8 capítulos de livros publicados. Tem 8 itens de produção técnica. Orientou 2 teses de doutorado e co-orientou 1, orientou 6 dissertações de mestrado na área de Economia e Gestão. Atua na área de Ciências Sociais com ênfase em Economia e Gestão. Nas suas atividades profissionais, interagiu com 50 colaboradores, em coautoria de trabalhos científicos.

##submission.downloads##

Publicado

2019-08:-08

Como Citar

Martins, T. S., Braga, A. M., Ferreira, M. J., & Braga, V. S. (2019). Compreender o conceito de inovação social – uma análise bibliométrica. Conferência - Investigação E Intervenção Em Recursos Humanos, (9). https://doi.org/10.26537/iirh.vi9.2843