Influência dos gestores de topo na eficácia do Sistema de Contabilidade de Gestão

O efeito mediador dos utilizadores da informação e do processo de decisão

Autores

  • Elsa Pedroso CeBER - Center for Business and Economics Research - Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
  • Carlos F. Gomes CeBER - Center for Business and Economics Research - Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.26537/iirh.vi9.2829

Palavras-chave:

Sistemas de contabilidade de gestão, SCG, Apoio da gestão de topo, Utilizadores da informação, Processo de decisão, Performance

Resumo

As empresas que ambicionem ser competitivas no mercado global necessitam agilizar os seus processos de decisão, tornando-os mais céleres e eficazes. Neste contexto, existe uma crescente necessidade de informação de qualidade, que permita aos gestores tomarem decisões em tempo útil e, desse modo, aproveitarem as oportunidades que o mercado lhes vai proporcionando.

Nas empresas, os sistemas de contabilidade de gestão (SCG) são uma das principais fontes de informação para os gestores, tendo como principal função apoiá-los nos seus processos de decisão (Faherty & Stephens, 2016).

Considerando os SCG um poderoso instrumento para incrementar a qualidade da informação, é importante investigar que fatores contribuem para a sua eficácia.

##submission.downloads##

Publicado

2019-08:-07

Como Citar

Pedroso, E., & Gomes, C. F. (2019). Influência dos gestores de topo na eficácia do Sistema de Contabilidade de Gestão: O efeito mediador dos utilizadores da informação e do processo de decisão. Conferência - Investigação E Intervenção Em Recursos Humanos, (9). https://doi.org/10.26537/iirh.vi9.2829