Parceria de sucesso no ensino superior em Portugal:
O caso da licenciatura em Gestão Comercial
DOI:
https://doi.org/10.26537/iirh.vi9.2827Palavras-chave:
Ensino superior, Interação universidade-empresas, Parceria, Estágios, GestãoResumo
A ESTGA-UA tem em funcionamento, desde 2007, a Licenciatura em Gestão Comercial, designada então por Licenciatura em Comércio. Inicialmente, e ano após ano, este curso veio a perder atratividade, tendo preenchido em 2011 apenas 33% das vagas disponíveis. Para este cenário negativo contribuíram fatores internos e externos, designadamente o nome do curso, a fraca ligação ao meio empresarial e a redução do número de candidatos ao ensino superior.
Perante este cenário, houve a necessidade de tomar medidas que revitalizassem e viabilizassem a continuidade da licenciatura. Assim, tomou-se como projeto principal a sua reestruturação contemplando, simultaneamente, o plano de estudos, a inclusão de estágios curriculares em todos os anos letivos, o que então era muito pouco frequente em cursos da área das Ciências Empresariais em Portugal, a alteração do nome da licenciatura e ainda a constituição de uma parceria com uma grande empresa nacional, numa colaboração ativa e de longo prazo.