Parceria de sucesso no ensino superior em Portugal:

O caso da licenciatura em Gestão Comercial

Autores

  • Maria José Felício Felício Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda - Universidade de Aveiro
  • D. Magueta Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda - Universidade de Aveiro (ESTGA-UA)
  • M. Pimpão Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda - Universidade de Aveiro (ESTGA-UA)
  • S. Estrela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda - Universidade de Aveiro (ESTGA-UA)
  • I. Dimas Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda - Universidade de Aveiro (ESTGA-UA)
  • C. Veloso Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda - Universidade de Aveiro (ESTGA-UA)

DOI:

https://doi.org/10.26537/iirh.vi9.2827

Palavras-chave:

Ensino superior, Interação universidade-empresas, Parceria, Estágios, Gestão

Resumo

A ESTGA-UA tem em funcionamento, desde 2007, a Licenciatura em Gestão Comercial, designada então por Licenciatura em Comércio. Inicialmente, e ano após ano, este curso veio a perder atratividade, tendo preenchido em 2011 apenas 33% das vagas disponíveis. Para este cenário negativo contribuíram fatores internos e externos, designadamente o nome do curso, a fraca ligação ao meio empresarial e a redução do número de candidatos ao ensino superior.

Perante este cenário, houve a necessidade de tomar medidas que revitalizassem e viabilizassem a continuidade da licenciatura. Assim, tomou-se como projeto principal a sua reestruturação contemplando, simultaneamente, o plano de estudos, a inclusão de estágios curriculares em todos os anos letivos, o que então era muito pouco frequente em cursos da área das Ciências Empresariais em Portugal, a alteração do nome da licenciatura e ainda a constituição de uma parceria com uma grande empresa nacional, numa colaboração ativa e de longo prazo.

Publicado

2019-08:-07

Como Citar

Felício, M. J. F., Magueta, D., Pimpão, M., Estrela, S., Dimas, I., & Veloso, C. (2019). Parceria de sucesso no ensino superior em Portugal:: O caso da licenciatura em Gestão Comercial. Conferência - Investigação E Intervenção Em Recursos Humanos, (9). https://doi.org/10.26537/iirh.vi9.2827