Práticas de Gestão da Diversidade de pessoas com deficiência e/ou incapacidade:

O caso da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim

Autores

  • Ângela Teixeira 964301409
  • Dora Martins CEOS.PP / ISCAP / Politécnico do Porto / GOVCOPP
  • Ana Luisa Martinho CEOS.PP / ISCAP / Politécnico do Porto

DOI:

https://doi.org/10.26537/iirh.vi9.2826

Palavras-chave:

Gestão da Diversidade, Recursos Humanos, Deficiência, Incapacidade

Resumo

A gestão da diversidade no local de trabalho tem sido reconhecida como um elemento crítico do sucesso organizacional, designadamente a inclusão de pessoas com deficiência e/ou incapacidade (PcDI’s) que constituem uma oportunidade de mão-de-obra inexplorada (Araten-Bergman, 2016). Nos últimos anos a inclusão social e laboral de PcDI’s tornou-se uma prioridade, com a definição de ações positivas por parte da Comissão Europeia para a aceitação, integração e inclusão social de PcDI’s (Araten-Bergman, 2016; Lengnick-Hall, Gaunt, & Kulkarni, 2008; Nelissen, Hülsheger, van Ruitenbeek, & Zijlstra, 2016; Scior, 2011). Como resposta aos desafios de inclusão, a literatura sugere ser necessário melhorar a sustentabilidade do emprego para as PcDI’s (Vornholt, Uitdewilligen, & Nijhuis, 2013), como forma de participação ativa quer no mercado de trabalho quer na sociedade.

O trabalho desenvolvido incidiu sobre o caso da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim enquanto empregadora de 19 PcDI’s. Os resultados apresentados, baseiam-se na recolha de informação junto de 16 participantes, divididos por três categorias: i) as hierarquias; ii) os pares, iii) as próprias PcDI’s.

Publicado

2019-08:-08

Como Citar

Teixeira, Ângela, Martins, D., & Martinho, A. L. (2019). Práticas de Gestão da Diversidade de pessoas com deficiência e/ou incapacidade:: O caso da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. Conferência - Investigação E Intervenção Em Recursos Humanos, (9). https://doi.org/10.26537/iirh.vi9.2826