Talent Management

Retenção e Motivação na Altran Portugal

Autores

  • Joana Crista Almeida Altran Portugal

DOI:

https://doi.org/10.26537/iirh.vi9.2824

Palavras-chave:

Gestão de talento, Retenção, Motivação

Resumo

A estutura de Recursos Humanos (RH) já se afirmou como vital para o sucesso de qualquer organização, num contexto de transformação global, de dinamismo da indústria e cultura corportativa. Assim, identificar o melhor talento, atraí-lo, desenvolve-lo e retê-lo, afigura-se como o desafio crítico, sobretudo nas indústrias da tecnologia de informação, cada vez mais competitivas e em rápidas metamorfoses. É imperativo, nos profissionais de RH, uma constante adaptação às necessidades das pessoas, num alinhamento justo com as demandas da organização e do mercado, no que se refere ao desenvolvimento e retenção de talento. Com este pano de fundo, na Altran, temos atuado em diversas áreas para dar resposta às expectativas dos nossos colaboradores, com o intuito de continuarmos a ser uma empresa de referência no sector onde actuamos, através delas - o nosso maior ativo. Para tal, estamos atentos às políticas e oscilações do mercado, procurando ora o alinhamento com este, nas práticas de sucesso empiricamente consolidadas, ora a disrupção, no desenvolvimento de novas práticas de recursos humanos com as quais possamos estar na vanguarda da inovação e resultado de excelência.

O principal desafio da função de RH, na área de Talent Retention and Motivation na Altran, é manter as pessoas motivadas e comprometidas com a empresa, num mercado cada vez mais voraz e dinâmico, onde existe um desiquilíbrio na procura e oferta de perfis de IT, no momento atual. Para fazer face a este desafio, é muito importante conhecer bem as pessoas e os grupos, segui-las nas suas motivações e expectativas de experiências profissionais, e embrenhá-las na cultura da empresa, criando compromisso.

É também fundamental contribuir para uma boa integração não só nos projetos mas também com a equipa e restantes colegas, estando sempre atentos a sinais de desmotivação, compreendendo muito bem o espaço de atuação da equipa de RH, desde os planos de desenvolvimento aos mecanismos de retenção da empresa. 

Neste artigo serão abordadas as principais práticas implementadas pela equipa de Talent Retention and Motivation na Altran, abordando o novo processo de onboarding completo, o inquérito de satisfação continuo da empresa, as entrevistas de acompanhamento de colaboradores, a avaliação de desempenho centrada no mérito, os planos/roadmap de carreira, e os indicadores analítcos.

##submission.downloads##

Publicado

2019-08:-08

Como Citar

Almeida, J. C. (2019). Talent Management: Retenção e Motivação na Altran Portugal. Conferência - Investigação E Intervenção Em Recursos Humanos, (9). https://doi.org/10.26537/iirh.vi9.2824