Estágio curricular num gabinete de estágios/empregabilidade
um mundo de oportunidades? – estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.26537/iirh.vi9.2806Palavras-chave:
estágio, competências técnicas, competências transversais, gabinete de estágios, gabinete de empregabilidadeResumo
A temática da formação em contexto de trabalho tem sido largamente abordada e a sua importância ao nível da passagem dos estudantes do ensino superior para o mercado de trabalho, tem sido alvo de inúmeros estudos nacionais e internacionais (Hora, Benbow e Smolarek, 2018; O’Connor, e Bodicoat, 2017). No entanto, Guile e Lahiff (citados em O’Connor, e Bodicoat, 2017) consideram que a investigação realizada até agora não é suficientemente sustentada e séria.
O estágio é quase sempre encarado como um desafio para o aluno do ensino superior, realidade reforçada no Relatório da OCDE (2016) ao considerar os estágios como impulsionadores da empregabilidade.