Comunicar em público e o papel da PNL na preparação dos RH para a mudança
DOI:
https://doi.org/10.26537/iirh.vi7.2711Palavras-chave:
comunicação oral, falar em público, soft skills, RH, Programação Neuro LinguísticaResumo
A Europa, a que Portugal pertence, encontra-se num clima conturbado a nível mundial, fruto do seu posicionamento geoestratégico, da globalização e sobretudo das últimas mudanças políticas operadas nos EUA. O clima social atual exige de nós uma análise crítica, abordagens plurais, definição de estratégias claras e consequentes a diversos níveis. Um dos vetores extrema e continuamente necessitado é o da valorização dos Recursos Humanos, qualquer que seja país.
Pretende-se com este artigo, de algum modo, contribuir para uma melhor preparação dos RH conducente à integração no mercado de trabalho. Atualmente, um grau académico não é garantia de um emprego. São muitos os empregadores que valorizam competências como as soft skills.
Assim, pretende-se demonstrar a importância de uma destas aptidões transversais, nomeadamente, o domínio da comunicação pessoal em situações sociais e/ou profissionais. A investigação nesta área tem ainda muito a descobrir dado que as suas bases se relacionam com o estudo do cérebro e os seus “tentáculos” se estendem até à PNL (Programação Neuro Linguística).