A rede social Facebook e o desenvolvimento de recursos humanos – suporte à interação e colaboração na aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.26537/iirh.vi7.2699Palavras-chave:
desenvolvimento de recursos humanos, aprendizagem, rede social, Facebook, interação e colaboração, design-based researchResumo
As tecnologias e as ferramentas baseadas na Web 2.0 permitem que as organizações fomentem a colaboração e a partilha de conhecimentos e aprendizagem entre si. Tal deve-se à forma como a gestão, e mais propriamente a Gestão de Recursos Humanos, conseguiram utilizar a Web 2.0 a seu favor. Apresentando ferramentas que oferecem oportunidades ao nível da colaboração, da aprendizagem e da partilha e comunicação, a Web 2.0, através das redes sociais, tornou-se uma arquitetura democrática para a participação, encorajando a partilha de ideias, promovendo a discussão e fomentando um sentido de comunidade. Também cada vez mais as redes sociais estão presentes em ambientes de aprendizagem. Tal permite a exploração de novas formas de ensino e aprendizagem. O Facebook, enquanto alternativa a plataformas tradicionais, foca o espírito colaborativo, combinando o perfil individual do utilizador e as ferramentas interativas do grupo. Com este projeto, pretendemos analisar de que forma o Facebook poderá ser utilizado como apoio ao ensino superior presencial, permitindo a criação de ambientes de interação e colaboração que promovam a aprendizagem. Para tal, iremos utilizar a metodologia Design-Based Research, de forma a testar e refinar, por via empírica, para ganhar novas compreensões e desenvolver as teorias relacionadas. Esta metodologia será aplicada em três turmas da licenciatura de Recursos Humanos do Instituto Politécnico do Porto, através da utilização de um grupo de Facebook que servirá de apoio às aulas presenciais. Esta metodologia será assente na triangulação de dados (conjugação e confronto) recolhidos através de questionários, análise de registos eletrónicos e entrevistas de grupo semiestruturadas. Pretendemos com este estudo perceber quais os reflexos da utilização pedagógica das redes sociais, percebendo mais concretamente qual o papel do Facebook (principal rede social utilizada em Portugal, na promoção da aprendizagem do grupo, ao nível da interação, partilha e colaboração.