Shop floor Control
Mais longe e muito mais rápido
DOI:
https://doi.org/10.26537/iirh.vi7.2620Palavras-chave:
equipas de alto desempenho, inovação organizacionalResumo
Como podemos ajudar o colaborador a aprender mais rápido?
Como conseguimos que todos trabalhem da mesma forma?
Foram estas as questões que desencadearam o programa Shop Floor Control, no ano de 2010, uma parceria entre a Ikea Industry Portugal e a Indeve, que veio responder à necessidade de integração dos colaboradores no processo de inovação organizacional.
O ser humano é um ser social, necessita de propósito e de poder contribuir. A criatividade individual é uma característica inata a todas as pessoas. Quando lhes concedido este poder de contribuição, a criatividade é estimulada. Se o indivíduo estiver alinhado com o propósito do seu trabalho, vai refletir as qualidades individuais no coletivo – a equipa.
Para que todos trabalhem no mesmo sentido é necessário criar equipas dotadas de comunicação aberta, capazes de tomar decisões e com ação coordenada entre todos. Quando conseguimos um coletivo concentrado nesta abordagem, estamos a criar equipas de alto desempenho.
A qualificação de equipas de elevado rendimento necessita de foco nos resultados do coletivo ao invés de concentração nos resultados dos colaboradores enquanto seres individuais; estas equipas são dependentes da interação entre as pessoas que a formam e não de uma só pessoa que a lidera; na tomada de decisão, a equipa deve procurar uma diversidade de opções e usar um mecanismo eficaz para restringir escolhas.
Analisando o programa Shop Floor Control, percebemos concretamente os pontos fundamentais à construção de uma organização baseada em equipas de elevado rendimento.
SHOP FLOOR CONTROL
Mais longe e muito mais rápido
O início: Em 2010, a Ikea Industry Portugal tinha como objetivos, aumentar significativamente a performance diária e incluir os colaboradores no processo de inovação organizacional.
O que foi feito: Tornou-se o chão de fábrica autoexplicativo, com o propósito de alinhar os processos e sistemas internos com uma estrutura organizacional ágil.
Como: Criando um conjunto de rotinas coreografadas para todos os colaboradores; assegurando o alinhamento entre os objetivos e a ação; e proporcionando partilha de informação – SHOP FLOOR CONTROL.
Assim sendo, como funciona o programa Shop Floor Control?
O Shop Floor Control tem por base quatro ferramentas chave, que proporcionam um alinhamento entre todos e um maior foco no colaborador: Workstation, GPS, Gestão Visual e Coreografia.
Workstation
Esta ferramenta tem como finalidade caracterizar de forma standard o trabalho baseado em rotinas, garantir a comunicação, apoiar o colaborador e permitir que este seja uma voz ativa no processo de melhoria contínua.
GPS
O GPS é uma ferramenta visual e interativa de gestão da área de trabalho, onde se agrupam as competências e valências dos colaboradores, as rotinas da área, as funções e postos críticos.
Gestão Visual
Conjunto de displays visuais destinados a avaliar sistematicamente o desempenho diário, tendências de longo prazo e gestão de ações de melhoria contínua.
Coreografia
A coreografia representa as rotinas diárias dos colaboradores, assegura o alinhamento entre o objetivo e a ação, cria um fluxo de partilha de informação e fornece ferramentas para acompanhamento, coordenação e feedback.
“A existência de rotinas é libertadora de criatividade. Permitem que as pessoas se dispam de toda a estrutura de agenda de modo a que possam preencher esse espaço do cérebro com disponibilidade para interagir.”
Jorge Ferreira - DG Portugal-Rússia, IKEA INDUSTRY
“Acho este projeto muito bom pela comunicação que nos é transmitida a nível de produtividade, rejeição, resolução de problemas e ações de melhoria que se possam fazer.”
Operadora – Ikea Industry Portugal
O Shop Floor Control permite alinhar os objetivos estratégicos com os processos de liderança, mapear os processos e sistemas operacionais, desenvolver competências e trabalhar comportamentos, promover um sistema de comunicação eficaz e potenciar o processo de melhoria contínua.
Com a adoção desta estratégia, a fábrica de Paços de Ferreira passou a ser a n.º 1 nos indicadores de produtividade (EBIT), qualidade de produto (COPQ) e qualidade de gestão (Grading Lean) de todo o Grupo Ikea Industry.
“When many people work in the same way it forms a company culture”