Mudança organizacional: tendência do(s) modelo(s) de trabalho(s) em equipa(s)

Autores

  • Maria Amélia Marques

DOI:

https://doi.org/10.26537/iirh.v0i6.2365

Resumo

Nos atuais contextos socioeconómicos, as mudanças organizacionais assentam essencialmente sobre dois eixos: mudanças ao nível da produção de bens ou serviços e/ou mudanças tecnológica-estruturais (Caetano e Tavares, 2000). A modernização tecnológica e a adoção de novos modelos de organização do trabalho, particularmente a difusão do trabalho em equipa, têm sido os fatores mais evidenciados nos processos de mudança organizacional. Contudo, também se tem evidenciado diversas formas de introdução e/ou adoção dessas mesmas tecnologias e/ou modelos de organização do trabalho (Marques, 2010; Kovács, 1998). Salientando-se a dificuldade que as organizações têm em adotar as tecnologias de forma sistémica e/ou integrada, bem como os diferentes modos como concebem o trabalho em equipa, desde um trabalho em reciprocidade, interdependência ao simples somatório do trabalho individual (Mitchell e Larson, 1987) em introduzir de forma sistémica as tecnologias.
Recorrendo-se à análise das diferentes abordagens sobre a mudança organizacional e a modernização tecnológica e a estudos empíricos sobre os modelos de organização do trabalho em empresas ligadas a setores de elevada intensidade tecnológica, na presente comunicação pretendeu-se analisar os diferentes tipos de adoção das novas tecnologias e, em particular, do trabalho em equipa. Do ponto de vista metodológico, recorreu-se à metodologia multi-caso, tendo sido analisadas empresas ligadas a setores de elevada intensidade tecnológica. Os instrumentos de recolha de informação foram as entrevistas, a observação direta e o inquérito por questionário aos trabalhadores. Os resultados revelaram que o trabalho em equipa foi adotado pela maioria das empresas, mas seguindo diferentes formas (com e sem supervisão).  Não obstante isso, o trabalho em equipa parece potenciar uma perceção mais elevada de acesso á informação do que o trabalho mais individualizado.

Publicado

2016-01:-28

Como Citar

Marques, M. A. (2016). Mudança organizacional: tendência do(s) modelo(s) de trabalho(s) em equipa(s). Conferência - Investigação E Intervenção Em Recursos Humanos, (6). https://doi.org/10.26537/iirh.v0i6.2365