Competências em Gestão de Recursos Humanos: uma análise de alinhamento entre a academia e o mundo do trabalho
DOI:
https://doi.org/10.26537/iirh.v0i6.2343Palavras-chave:
Formação em GRH;, perfil de competências;, recrutamento e seleção;Resumo
Este estudo, teve como objetivo principal a identificação das competências que as instituições do ensino superior (IES) português referem promover junto dos graduados do primeiro ciclo de estudos na área da Gestão de Recursos Humanos (GRH) e avaliar se essas competências estão alinhadas com os requisitos que as organizações procuram e, com o recente modelo de competências proposto pela Society for Human Resource Management (SHRM) para profissionais de Recursos Humanos (RH), no nível de proficiência Early Level, identificado para o nível inicial da carreira de GRH. Na revisão da literatura efetuada, constatou-se a inexistência de estudos sobre competências que identifiquem o nível inicial da carreira em GRH, com dados sobre Portugal, o que eleva a pertinência do nosso estudo, o qual foi desenvolvido em duas etapas distintas. Num primeiro momento, uma investigação preliminar exploratória, de tipo qualitativo, através da análise e comparação documental, (i) do modelo de competências da SHRM para profissionais de RH e (ii) dos objetivos de aprendizagem da IES para o primeiro ciclo de estudos, recolhidos junto da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Num segundo momento procedemos a (iii) um inquérito junto de profissionais de RH com experiência em recrutamento e seleção, de forma a obter as suas perceções relativamente à importância das competências do modelo da SHRM, assim como a sua perceção quanto ao reconhecimento dessas competências nos graduados de GRH. Os resultados permitiram, de um modo geral, verificar a existência de alinhamento entre as competências que os graduados em GRH revelam possuir, as competências que a Academia refere promover e desenvolver, as competências que os recrutadores procuram e o modelo de competênccias da SHRM. Este estudo deixa em aberto questões pertinentes sobre competências profissionais de GRH para investigação futura.