Clima de comunicação e feedback efeitos nos comportamentos proativos e work engagement
DOI:
https://doi.org/10.26537/iirh.v0i6.2341Resumo
O Clima de Comunicação de uma organização é um conceito multidimensional de extrema importância que contribui para a eficácia e sucesso da mesma. A literatura considera um conceito fundamental para motivar os colaboradores a alcançar os objetivos, aumentar a produtividade associadas a mais satisfação e envolvimento no trabalho.
Este artigo tem como principais objectivos: (i) contribuir para identificar a possibilidade de distinguir e comparar variáveis do Clima de Comunicação com variáveis que lhe estão próximas (Feedback) (ii) averiguar a capacidade preditiva do Clima de Comunicação nos comportamentos proactivos e work engagement. A nossa investigação sugere que o clima de comunicação está positivamente relacionado com os comportamentos proativos e com o work engagement (H1). Para esse feito foi desenvolvido um estudo em 2012 (n= 277). A recolha de dados foi realizada em Portugal através de uma amostra de conveniência caracterizada por profissionais de diferentes sectores (investigação, ensino, consultoria, recursos humanos e indústria). Os participantes responderam a um questionário aplicado através do programa informático Qualtrics. A análise das variáveis foi operacionalizada com os seguintes instrumentos: Communication climate scale (Sampayo, Silva, & Carvalho, 2015), Feedback Environment Scale (Steelman, Levy, & Snell, 2004), Proactivity behavior scale (Griffin, Neal, & Parker, 2007), Utrecht Work Engagement Scale (UWES -9) (Bakker et al, 2006). O processo de análise de dados recorreu às seguintes análises: análise fatorial; correlações; análise fatorial confirmatória e regressões. Os resultados serão apresentados e discutidos.