A Importância do estudo do Clima Organizacional e da Satisfação nas Equipas de Trabalho
DOI:
https://doi.org/10.26537/iirh.v0i6.2330Palavras-chave:
Clima Organizacional;, Satisfação no Trabalho;, Práticas de Recursos Humanos;Resumo
O estudo do clima organizacional proporciona informação que permite identificar e compreender aspetos positivos e negativos percebidos pelos trabalhadores, orientando a ação estratégica para a melhoria das práticas da gestão de recursos humanos.
Hoje em dia, as organizações precisam cada vez mais melhorar os seus índices de competitividade, precisando para isso de indivíduos motivados, felizes e satisfeitos com o seu trabalho.
O clima organizacional é considerado uma variável interveniente importante entre determinados fatores antecedentes do contexto organizacional (como por exemplo, as práticas de gestão de recursos humanos) e determinados resultados (como por exemplo a satisfação dos trabalhadores).
Nesse sentido, o estudo apresentado foi elaborado com vista a analisar e avaliar as perceções dos trabalhadores acerca das práticas de gestão de recursos humanos da organização e a sua satisfação com essas mesmas práticas. Concretamente, pretendia-se:
- Identificar e caracterizar, analisar e avaliar o clima organizacional e a satisfação no trabalho dos trabalhadores da organização em estudo;
- Identificar que fatores sociodemográficos que evidenciem relação significativa com as dimensões do Clima Organizacional e da Satisfação no Trabalho;
- Identificar áreas de melhoria para promoção da satisfação no trabalho.
Para o efeito foi utilizado um questionário de avaliação do Clima Organizacional com o objectivo de avaliar as dimensões - Apoio do chefe, Reconhecimento, Imagem da organização, Relação com os colegas e Justiça nas recompensas, e na avaliação da Satisfação no Trabalho as dimensões - Satisfação da relação com os colegas, relação com a chefia, recompensas e trabalho em si.
O questionário foi aplicado a uma amostra de 73 dos 97 trabalhadores da organização, garantindo o anonimato das respostas.
Os dados foram analisados mediante estatísticas descritivas, análise de significância e correlação entre as dimensões das duas variáveis em estudo – o Clima Organizacional e a Satisfação no Trabalho.
Os resultados permitiram evidenciar que existe uma relação positiva e significativa entre as várias dimensões de Clima e Satisfação com as práticas de Gestão de Recursos Humanos, revelando as relações significativas entre as perceções e as variáveis de carácter afetivo e a atitude como a satisfação no trabalho.
Igualmente permitiram identificar áreas de melhoria na gestão de recursos humanos, como sejam ao nível do desenvolvimento das competências de liderança e da implementação de mecanismos que envolvam e desenvolvam o compromisso dos trabalhadores, aliados aos instrumentos de remuneração, de compensação e de avaliação de desempenho, de forma a que estes evidenciem um reconhecimento positivo dos contributos individuais e das equipas.