A Motivação dos Trabalhadores da Administração Pública
DOI:
https://doi.org/10.26537/iirh.v0i6.2279Palavras-chave:
Administração Pública;, Motivação do Serviço Público;Resumo
No atual contexto de reforma estrutural do setor público, fortemente condicionada pelas pressões orçamentais, a questão da motivação (ou da desmotivação) dos trabalhadores da Administração Pública assume uma relevância significativa.
Num momento em que é pedido aos organismos públicos para fazer mais com menos (menos recursos financeiros e humanos, etc...), os serviços públicos enfrentam consideráveis dificuldades para motivar (e manter motivados) os seus trabalhadores e recrutar (e reter) funcionários.
Os fatores de motivação específicos do setor público – a chamada “motivação do serviço público” (PSM) que sinteticamente assenta no paradigma da motivação dos trabalhadores da administração público estar relacionada com o desejo de servir o interesse público, a estabilidade no emprego e a perspetiva de uma carreira – já não permitem, por si só, manter níveis de motivação suficientes para maximizar o desempenho dos funcionários. Ora, estando vedado à Administração o recurso a alguns dos fatores motivacionais habitualmente usado no setor privado, nomeadamente todos aqueles que estão associados a recompensas materiais – aumento salarial, prémios, etc.. –, os gestores dos serviços públicos enfrentam portanto novos desafios, devendo procurar novas formas de motivar os seus trabalhadores (nomeadamente os fatores motivacionais relacionados com a atividade profissional, como a autonomia, a diversidade das tarefas, etc…).
Com esta comunicação pretendemos abordar a problemática da motivação no âmbito dos novos modelos de gestão de Recursos Humanos na Administração Pública, procurando contribuir para uma reflexão sobre os fatores que poderão influenciar a motivação dos servidores públicos.