Criatividade como fator de desenvolvimento pessoal e organizacional: dificuldades e sucessos em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.26537/iirh.v0i4.2125Resumo
A criatividade é hoje em dia encarada como um fator de vantagem competitiva para as empresas, sendo muitas vezes o motor da sua sobrevivência num mundo global e de rápida mudança. Pode ser também uma alavanca de desenvolvimento pessoal e de satisfação profissional para os colaboradores organizacionais. Reveste-se por isso de grande relevância para que o trabalho adquira significado e seja promotor de bem-estar no local de trabalho e de produtividade. Os autores apresentam os resultados de um estudo sobre fatores coadjuvantes e restritivos para o surgimento e aplicação da criatividade no trabalho, obtidos a partir de uma amostra atual de portugueses de reconhecido mérito e criatividade, detentores de prémios nacionais e internacionais na área da criatividade e inovação. Pretendem assim contribuir para uma melhor compreensão das condições que podemos promover para que tanto as empresas quanto as pessoas que nelas trabalham se desenvolvam e prosperem.