Como se gere o conhecimento? Um estudo em empresas de consultoria informática

Autores

  • Maria da Conceição Viterbo ISEP, Instituto Politécnico do Porto

DOI:

https://doi.org/10.26537/iirh.v0i4.2124

Resumo

Na era atual, caraterizada pela mudança veloz e turbulência, o conhecimento é entendido como o centro estratégico na vida das organizações. Ao mesmo tempo, a gestão dos recursos humanos e do seu conhecimento nas organizações revelam-se como uma área primordial para o êxito das mesmas. Todavia, se as organizações necessitam de pessoas flexíveis, capazes de trabalhar em equipa e de empenhar-se no trabalho, os trabalhadores vivenciam relações inseguras, instáveis e cada vez mais exigentes. Partindo deste pressuposto, esta investigação teve como objetivo avaliar de que forma o clima organizacional e o contrato psicológico, mediante a satisfação laboral, influenciam a gestão do conhecimento nas empresas de consultoria informática do distrito do Porto. Utilizou-se o Diretório Global das Tecnologias de Informação e Comunicação (2011/12) para identificar as empresas. Das 122 empresas contactadas, 17 acederam participar, resultando assim uma amostra constituída por 187 sujeitos. Realizou-se um estudo quantitativo e correlacional, com recolha de dados através de questionário eletrónico enviado à Gerência/Diretor de Recursos Humanos de cada empresa. Utilizaram-se os seguintes instrumentos: a) questionário de Gestão do Conhecimento (Cardoso, 2007), composto por 32 perguntas avaliadas numa escala de Likert constituída por 5 opções (de 1=quase nunca se aplica a 5=aplica-se quase totalmente); b) questionário FOCUS, baseado no Modelo dos Valores Contrastantes de Quinn et al., (1983) e validado para a população portuguesa por Neves (2000), constituído por 40 perguntas avaliadas com duas escalas de Likert, ambas de 6 pontos (as primeiras 6 são avaliadas com a escala de 1=nada a 6=todas e as restantes 34 são avaliadas com a escala de 1=nunca a 6=sempre); c) Escala Geral de Satisfação (Warr, Cook e Wall, 1979), baseada no Modelo da Teoria dos Dois Fatores de Herzberg, composta por 15 itens, cuja escala de Likert está organizada em 7 opções de resposta (1=muito insatisfeito a 7=muito satisfeito); d) Escala de Rousseau, traduzida por Chambel & Alcover (2011), composta por 18 perguntas avaliadas numa escala de Likert (de 0=não tem essa obrigação a 5=cumpriu muito mais do que era a sua obrigação). Na análise dos dados obtidos e para comparar os valores médios das variáveis em estudo e das variáveis sociodemográficas, recorreu-se ao teste t de Student (SPSS v17). Através do Modelo de Análise de Equações Estruturais (AMOS v20) examinou-se o teste de hipóteses definido. Verificou-se em síntese que, para a amostra utilizada, estão apenas presentes efeitos indiretos entre a perceção do clima de apoio e a gestão do conhecimento e entre o contrato relacional e a gestão do conhecimento. Constatou-se também que a perceção dos climas inovação, metas e regras influencia a gestão do conhecimento e que são os climas de apoio e regras que impactam positiva e significativamente na satisfação laboral. Confirmou-se, ainda, que a satisfação laboral prediz a gestão do conhecimento e que o contrato relacional influencia positiva e significativa a satisfação laboral. Os resultados obtidos vão no sentido de investigações anteriormente realizadas e revelam às organizações a necessidade de investir nas pessoas e em ambientes de trabalho de cooperação.

Publicado

2014-04:-04

Como Citar

Viterbo, M. da C. (2014). Como se gere o conhecimento? Um estudo em empresas de consultoria informática. Conferência - Investigação E Intervenção Em Recursos Humanos, (4). https://doi.org/10.26537/iirh.v0i4.2124