Criatividade e inovação em microempresas e PME
DOI:
https://doi.org/10.26537/iirh.v0i4.2120Resumo
A inovação numa empresa constitui-se, cada vez mais, como fonte de vantagem, pelo que, a criação de valor residirá na capacidade de inovar, sendo a criatividade uma ferramenta para o efeito. Por sua vez, a aplicação sistemática da criatividade no contexto empresarial assenta na atitude dos empresários face a esse fenómeno. Consequentemente, no contexto de uma abordagem sistémica da criatividade e da inovação, a atitude dos empresários face à criatividade constitui-se como determinante da inovação empresarial, traduzida em práticas claras e identificáveis. Porque no contexto empresarial é possível identificar essa relação, a presente comunicação visa demonstrar a existência de uma relação de influência entre a criatividade dos empresários e a inovação empresarial. Para o efeito foi inquirida uma amostra constituída por 274 empresários responsáveis por Microempresas e PME portuguesas, através de um inventário de práticas empresariais inovadoras e uma escala de atitudes face à criatividade. O inventário destinou-se à identificação de práticas empresariais inovadoras e para a sua elaboração foram considerados a estrutura e conteúdos do formulário de candidatura à rede PME inovação da COTEC Portugal. A escala destinou-se a identificar atitudes face à criatividade e foi construída a partir da teoria do Investimento de Sternberg e Lubart (1991, 1996). A análise das respostas permitiu concluir que existe uma relação entre as variáveis, apontando a influência das atitudes criativas sobre as práticas inovadoras, que se revelou mais elevada nos empresários de zonas de maior concentração empresarial.