Avaliação dos recursos humanos: influência da avaliação de desempenho na gestão de uma Instalação Desportiva
DOI:
https://doi.org/10.26537/iirh.v0i4.2119Resumo
O mundo moderno vem sendo objeto de profundas e aceleradas transformações-económicas, políticas e sociais - que têm levado as organizações a adotarem estratégias diferenciadas e criativas para elevar a sua qualidade de gestão e serviços. A eficiência e eficácia dos processos utilizados numa organização são fundamentais para se alcançarem os objetivos organizacionais. A crescente evolução, na área do desporto em todas as suas manifestações requer uma participação competente para gerir as mais complexas situações sem perder tempo, principalmente na atualidade em que se exige resultados imediatos. Para isso é fundamental uma gestão de recursos humanos adequada e uma avaliação sistemática e contínua do desempenho de cada um dos membros da organização. Sabendo que a avaliação de desempenho é uma das mais poderosas ferramentas para a gestão de recursos humanos, em que o principal objetivo não é, como tantas vezes se pensa, julgar as pessoas ou dar opiniões sobre elas, mas melhorar os resultados, ajudando as pessoas a atingirem níveis de desempenho mais elevados. Ela é, sem dúvida, entre todas as práticas de gestão de recursos humanos, aquela que levanta mais questões e polémica quando implementada em virtude de estar muito ligada à diferenciação. Assim sendo, este trabalho tem como principal objetivo analisar e dar a conhecer o processo avaliativo de uma instituição pública (o modelo SIADAP), em particular o Serviço de Desporto de uma autarquia local. Com metodologia qualitativa, através da realização de entrevistas semiestruturadas a todos os funcionários deste serviço, tentámos percecionar a importância do modelo para os funcionários, vantagens e desvantagens na sua aplicação, forma como é implementado, o grau de satisfação relativamente ao processo, assim como percecionar como a classificação obtida influencia o seu desempenho. Como resultado verificamos que existe uma fraca perceção por parte dos funcionários, de como a avaliação e o processo avaliativo decorrem. É notório por parte da amostra do estudo, um desconhecimento parcial e um alheamento do processo. Verificou-se ainda, que não existe vantagens na aplicação do atual modelo de avaliação, tendo sido referido que o mesmo não traduz o correto e verdadeiro desempenho de cada um dos funcionários, dada a existência de cotas, limitando por isso, a atribuição das classificações e a justiça com que cada um é avaliado. Apesar da concordância de todos os funcionários sobre a aplicação de um sistema avaliativo, poucos são aqueles que possuem conhecimento das fases em que este se processa, referindo que a aplicação rigorosa e justa de um sistema avaliativo seria uma mais-valia na responsabilização e na motivação dos funcionários face ao serviço prestado, assim como na gestão das instalações desportivas. Para além disso os incentivos e a valorização dos avaliados não poderão ser esquecidos. Concluímos que não existe uma gestão orientada, para os resultados, quer individuais, quer institucionais, existindo uma fraca motivação e escassos estímulos para se alcançarem melhores desempenhos, não se verificando o cumprimento dos princípios do modelo SIADAP. Existindo falhas por parte de quem avalia e de quem é avaliado a gestão dos recursos humanos fica fragilizado.