Competências transversais dos recém-diplomados do ensino superior no mercado global
DOI:
https://doi.org/10.26537/iirh.v0i4.2103Palavras-chave:
Mercado de trabalho;, Mercado de trabalho global;, Competências transversais;, Recém-diplomados;Resumo
O mercado de trabalho está a mudar rapidamente e de muitas formas, nomeadamente, a revolução das tecnologias de informação e comunicação, a globalização, a flexibilização e as alterações da estrutura do trabalho, que conduzem a uma crescente imprevisibilidade e à necessidade de lidar com este contexto de incerteza. Estas mudanças, inevitavelmente, têm implicações no conjunto de competências necessárias para que os trabalhadores sejam capazes de funcionar adequadamente no mercado de trabalho atual, um mercado global cada vez mais competitivo e em constante mutação. Desta forma, nos dias de hoje, o mercado de trabalho requer mais do que a especialização, mais do que conhecimentos teóricos e técnicos, reclama por trabalhadores capazes de fazer face às exigências, capazes de empreender atividades e não apenas executá-las, capazes de acrescentar valor às organizações. Assim, qualquer profissional por melhor que seja o seu domínio técnico, irá encontrar dificuldades de se inserir e manter no mercado se não for capaz de desenvolver um conjunto de competências transversais que servirão de suporte e ligação entre o conhecimento técnico e a prática profissional e o tornem distintivo e competitivo no atual contexto de trabalho. É neste cenário que emergem as competências transversais que cada vez mais assumem uma importância maior. O objetivo deste trabalho consiste em identificar as competências transversais requeridas aos recém-diplomados do ensino superior no mercado global. Inicialmente, analisa-se o conceito de competência transversal, destacando a variedade de designações utilizadas para nomear as mesmas, a existência de distintas definições do conceito e assinalando as suas características comuns. Neste sentido foi realizada revisão da literatura nacional e internacional sobre as competências transversais nos diplomados, quer na perspetiva dos próprios diplomados, quer na perspetiva dos empregadores. Através da análise de conteúdo, em várias fases, foram identificadas as 8 competências transversais mais valorizadas por continente, foram analisadas as especificidades continentais; e, finalmente foram identificadas aquelas que eram mais referenciadas de modo a definir as 8 competências transversais exigidas no mercado global. São discutidas as implicações teóricas e empíricas das conclusões deste trabalho.