As práticas de gestão de recursos humanos nas IPSS

Autores

  • Susana Pereira Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto/IPP
  • Adalmiro Pereira Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto/IPP
  • Rui Pimenta Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto/IPP

DOI:

https://doi.org/10.26537/iirh.v0i4.2101

Resumo

As IPSS fazem parte do terceiro setor, o setor cooperativo e social e têm um papel fundamental da nossa sociedade uma vez que têm por finalidade o exercício da ação social na prevenção e apoio nas diversas situações de fragilidade, exclusão ou carência humana. De acordo com o Estatuto das IPSS estas revestem uma das formas a seguir indicadas: a) associações de solidariedade social; b) associações de voluntários de ação social; c) associações de socorros mútuos; d) fundações de solidariedade social; e) irmandades da misericórdia. O capital humano é o elemento central no que concerne aos ativos intangíveis e é formado pelas pessoas que integram a instituição, ou seja, pelos fatores que cada pessoa coloca à disposição da instituição sendo estes a educação e formação, as competências, experiência e habilidades, atitude e grau de compromisso com as tarefas. O objetivo do estudo foi o de efetuar um diagnóstico das práticas de gestão de recursos humanos aplicadas pelas IPSS nomeadamente ao nível do recrutamento de pessoal, avaliação de desempenho, sistema de recompensas, analise e descrição de funções. Foi utilizado o inquérito por questionário, como técnica de recolha de informação não documental de observação indireta. A população deste estudo são todas as IPSS portuguesas. Tivemos por base os últimos dados do Gabinete de Estratégia e Planeamento pelo que foi considerado um total de 4383 instituições que se regulam pelo CCT das IPSS distribuídas por 20 distritos de Portugal Continental e Madeira. A técnica de amostragem escolhida foi a da amostragem não aleatória por quotas. Responderam ao questionário 113 IPSS no período compreendido entre15 e 28 de novembro de 2012. Os nossos resultados permitem-nos concluir que, entre outros elementos, na maioria (70,8%) das instituições o responsável pela gestão de recursos humanos não é um profissional especializado, a maioria das IPSS (70,8%) tem voluntários a trabalhar na instituição e que em 58,4% das instituições da amostra não há desenvolvido um sistema de avaliação de desempenho. Da análise global dos resultados do questionário podemos deduzir que na maioria das IPSS da amostra a tipologia de gestão de recursos humanos praticada é a gestão administrativa. Existe assim um duplo desafio às IPSS na medida em que por um lado é necessário que sejam adotadas tipologias de gestão de recursos humanos com uma vertente mais estratégica para que os colaboradores sejam motivados e envolvidos na prossecução da missão da instituição por outro lado a Segurança Social, que as regula e define os quadros de pessoal das respostas sociais, implementou um modelo de avaliação da qualidade das respostas sociais com três níveis (A, B e C) e que tem como exigência dos níveis diferenciadores (A e B) a formalização de práticas de gestão de recursos humanos tais como recrutamento e seleção, avaliação de desempenho, acolhimento e integração.

Publicado

2014-04-04

Como Citar

Pereira, S., Pereira, A., & Pimenta, R. (2014). As práticas de gestão de recursos humanos nas IPSS. Conferência - Investigação E Intervenção Em Recursos Humanos, (4). https://doi.org/10.26537/iirh.v0i4.2101