A atuação da Economia Social numa lógica de proximidade: oportunidades e desafios

Autores

  • Helena Reis Instituto Superior Bissaya Barreto

DOI:

https://doi.org/10.26537/iirh.v0i1.1924

Resumo

Na sociedade atual os mecanismos de “regulação do social”, de que são um bom exemplo as organizações de economia social, vem assumindo contornos inovadores, com efeitos visíveis ao nível do desenvolvimento social, do incentivo ao emprego e do combate à exclusão social.

A ênfase na regulação, mostra-se na atualidade uma questão de debate transversal quando a temática da economia social é debatida, já que se considera que o conjunto de atores que enformam este setor estão em situação privilegiada (atendendo à natureza das próprias organizações), para promover a inovação social e económica, porque se posicionam em contextos de proximidade física/geográfica e relacional e neste sentido, assumem um carácter de maior celeridade, na deteção das questões locais, que apelam à sua resolução.

A presente comunicação pretende, neste sentido, desenvolver uma incursão sobre os contornos e contextos de emergência dos serviços de proximidade; analisar a sua dinâmica de atuação, bem como discutir os novos desafios, que atravessam em geral a sociedade contemporânea e a obrigatoriedade de os articular com o setor da economia social, emergindo como centrais, preocupações relacionadas com a implementação de princípios de qualidade, com a procura de mecanismos para viabilização/sustentabilidade económica das organizações que enquadram serviços de proximidade, com as novas respostas a grupos sociais vulneráveis, entre outras. Em síntese procurar-se-á proceder simultaneamente a uma sumária análise de resultados e projetar as oportunidades que os serviços de proximidade providos pela economia social revertem, para todos aqueles que deles beneficiam.

Publicado

2014-04:-04

Como Citar

Reis, H. (2014). A atuação da Economia Social numa lógica de proximidade: oportunidades e desafios. Conferência - Investigação E Intervenção Em Recursos Humanos, (1). https://doi.org/10.26537/iirh.v0i1.1924