Empregabilidade e inserção profissional de recém-licenciados: mais-valias de um modelo inovador de formação-ação

Autores

  • Elisabete Vinha Faculdade de Ciências Humanas e Sociais/UFP
  • Nelson Lima-Santos Faculdade de Ciências Humanas e Sociais/UFP

DOI:

https://doi.org/10.26537/iirh.v0i1.1898

Resumo

Este trabalho visa apresentar as mais-valias de um modelo de intervenção orientado para a promoção da empregabilidade e para a inserção profissional de recém-licenciados, no âmbito de um projeto inovador de formação-ação. Este projeto foi organizado em torno de uma metodologia ancorada numa tripla relação de cooperação/parceria - entre uma Associação Empresarial, uma Instituição de Ensino Superior e uma Entidade de Consultoria -, com o objetivo de prosseguir a formação de recém-licenciados em contexto de trabalho e de fomentar a implantação de projetos de inovação num conjunto de PME do norte do país. Assim, foi constituída uma equipa multidisciplinar em cada PME participante, incluindo um Estagiário/recém-licenciado (executor do produto/serviço inovador na Empresa), um Professor do Ensino Superior (orientador científico do trabalho do Estagiário), um Consultor (elo teórico-prático de ligação da equipa) e o Empresário (responsável pelo compromisso da Empresa com o projeto). A avaliação de resultados e do impacto deste projeto permitiu a identificação das mais-valias do modelo de formação utilizado, a saber: (a) Mais-valias da parceria: aproximação entre o meio académico e o meio empresarial, promovendo o seu conhecimento mútuo e favorecendo futuras relações de cooperação; (b) Mais-valias profissionais para os atores envolvidos: alargamento do leque de conhecimentos e desenvolvimento de competências de todos os intervenientes, com particular destaque para o desenvolvimento de competências de empregabilidade dos Estagiários; (c) Mais-valias organizacionais/institucionais: resultados dos projetos inovadores desenvolvidos, melhorias implementadas e contactos gerados; (d) Mais-valias para a Região: desenvolvimento do tecido empresarial da região, nomeadamente em termos de inovação e competitividade.

Publicado

2014-04-04

Como Citar

Vinha, E., & Lima-Santos, N. (2014). Empregabilidade e inserção profissional de recém-licenciados: mais-valias de um modelo inovador de formação-ação. Conferência - Investigação E Intervenção Em Recursos Humanos, (1). https://doi.org/10.26537/iirh.v0i1.1898