A implementação de uma universidade corporativa
DOI:
https://doi.org/10.26537/iirh.v0i1.1893Resumo
As Universidades Corporativas (UC) surgem como o resultado da evolução das atividades de formação promovidas pelos Departamentos de Recursos Humanos. Uma UC é uma entidade educacional que, através da promoção da educação corporativa, ajuda a organização a atingir a sua missão, criando uma cultura de aprendizagem individual e coletiva. Na generalidade dos casos, as UC nascem no seio e por iniciativa de empresas ou instituições. Alguns exemplos são as UC da General Electric, a UC do Banco do Brasil "Universidade Corporativa do Banco do Brasil", 2009; a Universidade Petrobrás, a Motorola University, a UCUF - Union Fenosa - Universidad Corporativa, entre outras. A maior concentração de criação de Universidades Corporativas (UC) ocorre a partir da década de 80. Em 1988 havia cerca de 400 nos Estados Unidos da América, passados 10 anos cerca de 1200 e, em 2000, cerca de 1600. Na Europa, os números não são tão expressivos, em 2001 eram cerca de 100, com maior incidência na França, cerca de 30. Em 2007, uma Instituição Portuguesa de Ensino Superior decidiu-se por uma nova abordagem à implementação de UCs no país, criando-as a partir de uma parceria entre a Universidade e as Empresas. Dando o exemplo, essa mesma instituição implementou a sua própria UC para a qualificação de colaboradores (docentes e não-docentes) e alunos. Apresentaremos neste trabalho as diferentes fases de implementação desta UC: preparação, conceção do modelo, planeamento e execução.