Gestão de competências/gestão de desempenho
DOI:
https://doi.org/10.26537/iirh.v0i1.1888Resumo
A sociedade contemporânea está a atravessar um período de grandes transformações sociais, económicas, políticas e culturais, que resultam num processo de reestruturação produtiva. Nas organizações, o impacto dessa reestruturação materializa-se por intermédio de processos de racionalização organizacional e técnica. A intensa e crescente competição a nível mundial traz como consequência o desenvolvimento de novas tecnologias e modelos de gestão ao ambiente organizacional. Neste contexto, é possível visualizar a gestão de competências e a gestão de desempenho como novos instrumentos, voltados para oferecer alternativas eficientes de gestão às organizações. Mas até que ponto esses instrumentos representam tecnologias de gestão distintas? Por gestão de competências entende-se, a forma como a organização planeia, organiza, desenvolve, acompanha e avalia as competências necessárias à organização do trabalho. A gestão de desempenho apresenta-se como um mecanismo que, aliado a outras tecnologias de gestão, permite à organização administrar estrategicamente Recursos Humanos (Guimarães, 1998). Procura-se, neste trabalho, discutir as principais características da gestão de competências e da gestão de desempenho, bem como identificar as principais semelhanças e diferenças entre estes instrumentos. Pretende-se, dessa forma, contribuir para o debate/reflexão teórico em torno do tema. Em síntese, mais do que tecnologias independentes ou distintas, a gestão de competências e a gestão de desempenho parecem complementar-se num contexto mais amplo de gestão organizacional.